Balneário São Miguel tem águas próprias para banhistas

Balneário de São Miguel

 

 

 

 

 

 

 

 

Para apresentar o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2012/2013, discutir sobre a qualidade da água das praias do litoral catarinense e apresentar sugestões para sua melhoria, a Fundação do Meio Ambiente – FATMA realizou no dia 13/12/2012, no SESC Cacupé, o Fórum de Balneabilidade do Litoral Catarinense.

O evento contou com a presença do Presidente da FATMA, Murilo Flores, do Diretor de Ecossistemas, Paulo Mundt e do Engº Agr. Dr. Haroldo Tavares Elias, além de diversos representantes de órgãos estaduais e municipais. A Fundação de Meio Ambiente de Biguaçu – FAMABI esteve representada pelos servidores Leandro Coelho Broering e Cesar Augusto da Silva.

A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado pela FATMA desde o ano de 1976, seguindo as normas da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMAA entidade ambiental seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de março a novembro e semanalmente de dezembro a fevereiro – o pico da temporada de Verão.

De acordo com a FATMA, a água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no  máximo 800 Escherichia coli  por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

De acordo com o Relatório de Balneabilidade nº 1, de 12/12/2012, o primeiro da temporada 2012/2013, o único ponto de coleta na cidade de Biguaçu, localizado na Praia de São Miguel, frente ao Aqueduto, foi classificado como próprio.

No mês de novembro o mesmo ponto teve sua classificação como imprópria, porém, essa situação estava diretamente relacionada às atividades exercidas nas margens do rio, no lado oposto à Praia de São Miguel.

A FAMABI iniciará, ainda neste ano, medidas tendentes a manter a qualidade da água da Praia de São Miguel. Convém ressaltar que as quatro últimas amostras, classificaram o local como próprio para o banho de mar.

O relatório completo, bem como informações atualizadas podem ser acessadas no sitio da Fundação do Meio Ambiente:http://www.fatma.sc.gov.br/.


Fonte:
Prefeitura Municipal de Biguaçu
Superintendência de Comunicação Social
Luiz Lunardelli – (48) 7812.0093
Equipe: Martha Huff e Rodrigo Wan-Dall
Fones: (48) 3279-8017 | FAX: (48) 3279-8058
www.bigua.sc.gov.br

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments