Casarão Born

Casarão Born

O Casarão Born é um monumento que representa um período importante do crescimento da cidade. Possui estilo teuto-brasileiro (estilo alemão, com lambrequim em madeira por todo o perímetro da cobertura e balcão na fachada principal e guarda-corpo de ferro trabalhado).

Foi construído em 1891, por João Nicolau Born, o primeiro Prefeito de Biguaçu do qual se tem registro, e seu filho Lúcio Born para residência da família. Abrigou a sede da Sociedade Recreativa 17 de Maio, a Câmara Municipal de Vereadores e o Fórum da Comarca de Biguaçu. Compõe junto com o sobrado, o armazém (construção portuguesa) de secos e molhados à direita (atual Banco do Bradesco) e à esquerda o engarrafados de cachaça e depósito de farinha.

É um bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santa Catarina (Processo de Tombamento nº. 076/94; proprietários Maria Aparecida Born e Carlos Henrique Born; Notificação 051/94; Decreto nº. 1.295, de 29 de outubro de 1996; averbado em 23 de maio de 2000 e desapropriado em maio de 2003).

Atualmente abriga o Centro Cultural, espaço destinado a fomentar a cultura, composto por um centro de informações, que trabalha para informar o turista e visitante; a Academia Municipal de Letras, que estuda e propaga a literatura de forma semblântica além de dispor de aulas sobre a história do Município, uma biblioteca virtual com 10 computadores com acesso à internet, levando a todos os munícipes a oportunidade de conhecimento da informática e dois salões para exposição, destinados aos artistas da terra. Esse monumento encontra-se em frente à Praça Nereu Ramos, e a via de acesso mais utilizada é a Rua Rio Branco.

Horário de funcionamento: Aberto das 13h às 22h durante a semana, e das 13h às 17h aos sábados.

Maiores informações no telefone: (48) 3285-8061.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments