Notícias

Conheça mais sobre a Região Hidrográfica Litoral Centro (RH-8)

Região Hidrográfica Litoral Centro2

Santa Catarina é um estado privilegiado em termos de recursos hídricos. Nas suas 23 regiões hidrográficas se encontram milhares de rios, riachos, lagos e corpos hídricos subterrâneos que permitem água em abundância aos catarinenses. Mas é preciso gerir esses recursos da melhor maneira para que não falte no futuro. Estiagens, desmatamento e poluição mostram que a água é um recurso limitado e em risco.

A gestão da água no estado é feita por meio de planos de recursos hídricos que são elaborados de maneira conjunta pelo governo de Santa Catarina e pela sociedade civil organizada. Mas, para isso, é feita uma divisão territorial relacionada aos recursos hídricos, considerando as bacias hidrográficas de cada região.

Para entender melhor essa divisão, vamos ver como são divididas as regiões hidrográficas de Santa Catarina.

A divisão hidrográfica catarinense

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), os rios que drenam Santa Catarina integram três grandes Regiões Hidrográficas: a Região Hidrográfica do Paraná, a Região Hidrográfica do Uruguai e a Região Hidrográfica Atlântico Sul. E esta é a primeira grande divisão das águas no território catarinense.

Santa Catarina é um estado cortado de Norte a Sul pelas Serra do Mar (ao Norte), Serra Geral (Centro) e Serra do Tabuleiro (ao Sul), formando um paredão entre o litoral e o interior do estado. As águas que caem para o lado oeste das serras compõem a Vertente do Interior, que é subdivida em duas partes. Como a parte mais alta das terras do interior ficam na região central, as águas desta vertente podem correr para o Norte ou para o Sul. No primeiro caso, elas vão se encontrar com o Rio Paraná, que é o segundo maior rio brasileiro. Caso escoem para o Sul, as águas vão se encontrar com o Rio Uruguai. A Vertente do Interior conta com 450 bacias hidrográficas, mas todas fluem para um dos grandes rios da região.

Já as águas que caem ao leste das serras catarinense constituem a Vertente Atlântica. Apesar de formarem importantes rios para os catarinenses, como o Itapocu, o Itajaí-Açu, o Tijucas e o Tubarão, as águas desta vertente não vertem para um grande rio, como ocorre na outra vertente. São 320 bacias hidrográficas que correm para o leste, sendo que 12 delas são consideradas principais e fluem de maneira isolada, diretamente para o oceano.

Bacias e Regiões Hidrográficas

Para entender a próxima divisão, é preciso entender o conceito de bacia hidrográfica, que é uma área de captação natural da água de precipitação (chuva) que faz convergir o escoamento para um único ponto de saída de água. De acordo com o conceito técnico, é sobre o território definido como bacia hidrográfica que se desenvolvem as atividades humanas, sendo que todas as áreas urbanas, industriais, agrícolas ou de preservação fazem parte de alguma bacia hidrográfica.

Há 23 bacias hidrográficas consideradas principais no território catarinense, denominadas de acordo com o nome do seu principal rio. Na Vertente Atlântica estão as bacias dos rios Araranguá, Biguaçu, Cubatão (do Norte), Cubatão (do Sul), D’una, da Madre, Itajaí-Açu, Itapocu, Tubarão, Tijucas e Urussanga. Na Vertente do Interior se encontram as bacias dos rios das Antas, Canoinhas, Chapecó, Jacutinga, Irani, do Peixe e Timbó. Outras bacias em território catarinense são de domínio da União, pois se encontram nas divisas do estado. São elas as bacias dos rios Mampituba, Negro, Peperi-Guaçu, Pelotas e Canoas.

Com o conceito de bacia em mente é possível entender a próxima divisão a respeito das águas em Santa Catarina. Trata-se das Regiões Hidrográficas (RHs), que reúnem as bacias mais próximas. São dez as RHs catarinenses, sendo cinco em cada vertente.

Vertente Interior

RH-1 – Extremo Oeste (Bacias: Peperi-Guaçu e Antas);
RH-2 – Meio Oeste (Bacias: Chapecó e Irani);
RH-3 – Vale do Rio do Peixe (Bacias: Peixe e Jacutinga);
RH-4 – Planalto de Lages (Bacias: Canoas e Pelotas);
RH-5 – Planalto de Canoinhas (Bacias: Iguaçu, Negro e Canoinhas);

Vertente do Atlântico

RH-6 – Baixada Norte (Bacias: Cubatão e Itapocu);
RH-7 – Vale do Itajaí (Bacia: Itajaí-Açu);
RH-8 – Litoral Centro (Bacias: Tijucas, Biguaçu, Cubatão e Madre);
RH-9 – Sul Catarinense (Bacias: Tubarão e D` Una);
RH-10 – Extremo Sul Catarinense (Bacias: Araranguá, Urussanga e Mampituba).

A regionalização das bacias hidrográficas foi oficializada pela Lei nº 10.949 de 09 de novembro de 1998. Cada estado brasileiro, no âmbito dos seus territórios, fez divisões hidrográficas para fins de gestão utilizando diferentes critérios, buscando conformar as necessidades de gestão dos recursos hídricos com as características físicas e sociais de cada lugar.

A Região Hidrográfica Litoral Centro

Segundo o Atlas Geográfico de Santa Catarina, a Região Hidrográfica Litoral Centro (RH-8) é composta pelas bacias dos rios Tijucas, Biguaçu, Cubatão e Madre, que são as principais, além de outras menores, chamadas de bacias contíguas. A RH-8 compreende o território com a maior densidade demográfica de Santa Catarina. São 22 municípios em sua área de abrangência, que corresponde a uma área total de 5.269 km².

A Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas é a maior da região RH-8, ocupando aproximadamente 2.371 km². A bacia do Rio Cubatão ocupa 742 km² de área. As menores bacias são as do Rio Biguaçu e do Rio Madre. A primeira ocupa uma área de cerca de 387 km², enquanto a segunda ocupa uma área de 335 km² da RH-8.

Além das bacias principais, a RH-8 também é composta por bacias contíguas, que drenam a água para o Oceano Atlântico, em conjunto com a Ilha de Florianópolis, e ocupam os 28% de área restante da região hidrográfica. Rios como Perequê, Inferninho e Maruim estão inclusos nesta categoria de bacias contíguas.

Planos de Recursos Hídricos

Para gerir e preservar os recursos hídricos da RH-8, estão sendo elaborados dois planos de recursos hídricos. Um deles engloba as bacias dos rios Tijucas e Biguaçu e as bacias contíguas, sob responsabilidade da Secretária de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com o Comitê Tijucas Biguaçu e com apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O outro engloba as bacias dos rios Cubatão e Madre e bacias contíguas, sob responsabilidade da Secretária de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com o Comitê Cubatão-Madre e com apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os dois planos de recursos hídricos estão na fase de diagnóstico do território. Em novembro vão ocorrer encontros com as comunidades para dialogar sobre características das regiões e as atividades desenvolvidas nas bacias que são relacionadas aos recursos hídricos. Confira a agenda de eventos:

Oficinas de Reconhecimento do Território do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas e Biguaçu

Biguaçu

Data: 21 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Centro Educacional David Crispim Correa (prédio da Secretaria de Educação)
Endereço: Rua Hermógenes Prazeres, 59, Centro.

Tijucas

Data: 27 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Auditório da ACIT – CDL
Endereço: Rua Minervino Miguel Ferreira, 354, Centro.

Itapema

Data: 29 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Prefeitura de Itapema (Plenarinho)
Endereço: Avenida Nereu Ramos,  141 (junto ao Paço Municipal).

 

Oficinas de reconhecimento do território do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Cubatão e Madre

Palhoça – Massiambu

Data: 22 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Endereço: Rodovia BR 101, saída Km 238. Rua Paulo Manoel dos Santos, Enseada da Pinheira, Palhoça.

Palhoça

Data: 28 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Prefeitura Municipal
Endereço: Avenida Hilza Terezinha Pagani, 280.

Santo Amaro da Imperatriz

Data: 30 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Endereço: Rua Santana, 4770, Centro.

Planos de recursos hídricos da Região Hidrográfica 8 estão em andamento

Foto de William Wollinger Brenuvida

Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas está em fase de reconhecimento do território
A fase de Diagnóstico do Território do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Cubatão e Madre e Bacias Contíguas está perto do fim. Com as Oficinas de Reconhecimento do Território, marcadas para o final de novembro, que irão promover a participação comunitária na análise do território da bacia, será possível fazer um diagnóstico detalhado do território e dos usos múltiplos da água na região de abrangência do plano. Esta etapa é fundamental para o planejamento adequado dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente.
O Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas (PRH), desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com o Comitê Tijucas Biguaçu e com o apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abrange as bacias localizadas em 15 municípios: Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Governador Celso Ramos, Itapema, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Porto Belo, Rancho Queimado, São João Batista, São José e Tijucas.
Para efeito de gerenciamento dos recursos hídricos, o território de Santa Catarina foi subdividido em 10 Regiões Hidrográficas (RH). As bacias tratadas neste plano estão localizadas na Região Hidrográfica Litoral Centro (RH-8). Conforme disposto no Atlas Geográfico de Santa Catarina, publicado pela Secretaria de Estado do Planejamento em 2016, a RH-8 possui uma área total de 5.269 km² e reúne os rios Tijucas, Biguaçu, Cubatão e Madre.
Os quatro rios mencionados são considerados os principais, mas dezenas de outras bacias menores fazem parte da RH-8. São as chamadas bacias contíguas. As bacias dos rios do Braço e Inferninho são alguns exemplos destas bacias menores. Este PRH, no entanto, trata das bacias da parte norte da RH-8: Tijucas, Biguaçu e bacias contíguas. Os rios ao sul (Cubatão, Madre e bacias contíguas) então inseridos em outro PRH.
A Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas é a maior da região hidrográfica. Ela drena a sede de oito municípios, ocupando aproximadamente 45% da área total da RH-8. A Bacia Hidrográfica do Rio Biguaçu ocupa 7% da RH-8, drenando a sede do município de Antônio Carlos e boa parte da área urbana de Biguaçu.
A Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão origina-se da junção dos rios do Cedro e Bugres, no município de Águas Mornas, passando pelas sedes urbanas de Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz, ocupando 14% da área total da RH-8. Seu principal afluente da margem esquerda é o rio Vargem do Braço, que drena o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no município de Palhoça. A Bacia Hidrográfica do Rio da Madre ocupa 6% da RH-8, sendo a mais preservada da RH-8, drenando áreas legalmente protegidas, tais como as da serra do Tabuleiro, contendo apenas uma sede municipal (Paulo Lopes).
As bacias Contíguas, que drenam para o Oceano Atlântico, em conjunto com a Ilha de Florianópolis, ocupam os 28% de área restante da região hidrográfica.

A área total das bacias inseridas no Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas é de 3.280,27 km², o que corresponde a cerca de 3% do território catarinense. Os resultados da análise do mapa de Uso e Ocupação do Solo elaborado para o Diagnóstico do Território do PRH indicaram que mais de 64% da área da bacia está coberta por florestas nativas em estágio médio/avançado de regeneração, sendo que as pastagens e campos naturais abrangem 22,37 % da área da bacia.
Quer descobrir mais sobre o território da bacia?
Estão todos convidados a participar das Oficinas de Reconhecimento do Território!
As oficinas de Reconhecimento do Território são uma importante atividade para o Diagnóstico das Águas. Nessa dinâmica serão apresentadas à comunidade algumas informações sobre a bacia e, através da metodologia de mapeamento participativo, aprofundar o conhecimento sobre os conflitos e potencialidades que possam ocorrer no território. Dessa forma, as comunidades envolvidas poderão atuar na preservação do meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável da região.
As Oficinas de Reconhecimento do Território do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas vão ocorrer no final de novembro, em três localidades:
Biguaçu
Data: 21 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Centro Educacional David Crispim Correa (prédio da Secretaria de Educação)
Endereço: Rua Hermógenes Prazeres, 59, Centro.
Tijucas
Data: 27 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Auditório da ACIT – CDL
Endereço: Rua Minervino Miguel Ferreira, 354, Centro.
Itapema
Data: 29 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Prefeitura de Itapema (Plenarinho)
Endereço: Avenida Nereu Ramos, 141 (junto ao Paço Municipal).

 

Créditos da Foto Destacada: William Wollinger Brenuvida

Conheça mais sobre a Região Hidrográfica Litoral Centro (RH-8) 

Nova Coleta Seletiva em Biguaçu

foto reciclagem biguaçu

A Prefeitura de Biguaçu realizou na tarde desta sexta-feira (22/09) o lançamento do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos na 1ª Semana Cultural do município, que acontece até domingo (24/09), na Praça Nereu Ramos.

 

A coleta seletiva será retomada a partir de segunda-feira (25/09), com a passagem do caminhão nos bairros, seguindo um cronograma de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Outra opção é levar os recicláveis até o galpão de reciclagem, localizado na SC-407, bairro Beira Rio.

 

Durante a solenidade de lançamento, com a presença de alunos das escolas municipais e população em geral, foi promovida uma ação educativa com a presença do boneco Biguá, que representa a ave símbolo do município e que vem sido utilizada para campanhas de divulgação da Prefeitura. Também foram distribuídos impressos com dicas e informações sobre a separação dos resíduos e um gibi especialmente confeccionado para as crianças.

 

“Essa mesma ação tem sido levada para todas as unidades da rede municipal de ensino, como forma de tornar os alunos multiplicadores de conhecimento, levando as informações para suas famílias e comunidades, além de despertamos desde cedo a consciência ambiental, pois cuidar do planeta começa em casa”, afirmou o prefeito Ramon Wollinger.

 

O secretário de Administração, Daniel Luz, explicou que “o lançamento da coleta seletiva é a segunda fase da implantação da nova gestão de resíduos sólidos no município, que teve início em maio deste ano com a coleta de lixo comum noturna”.

 

A empresa vencedora da licitação foi a Recicle Aqui, de São José, especialista em gestão de resíduos recicláveis. O serviço será efetuado sem custos aos cofres públicos, já que a empresa operará com caminhão próprio e efetuará a separação e comercialização dos materiais.

 

Estiveram presentes ao lançamento secretários municipais; a primeira-dama Daiana Pauli Wollinger; os vereadores Ednei Müller Coelho (Patê), Manoel Airton Pereira (Bilico), Manoel José de Andrade (Maneca) e Salete Cardoso; secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Governador Celso Ramos, Natanael Pedro de Souza; e o representante da Recicle Aqui, Luiz Carlos Leotílio de Mello.

 

Cronograma de coleta nos bairros:

 

- Segunda-feira: Vendaval, Universitário, Boa Vista, Rio Caveiras e Fundos

- Terça-feira: Prado de Baixo, Praia João Rosa, Saveiro, Morro da Bina e Mar das Pedras

- Quarta-feira: Jardim Janaína e Bom Viver

- Quinta-feira: São Miguel, Tijuquinhas, Cachoeiras e Areias de Cima

- Sexta-feira: Encruzilhada, Saudade, Prado e Beira Rio

- Diário (segunda a sexta-feira): Centro

 

O que separar para a coleta seletiva

 

Higienize os resíduos recicláveis, removendo sobras e faça uma lavagem rápida.

 

MATERIAL

RECICLÁVEL

NÃO RECICLÁVEL

Papel Embalagens tetrapak, jornais, revistas, papel branco, folhas, folhetos, caixas de pizza, papel marrom usado como embalagens (quando de maior tamanho desmontar e amarrar) Papel carbono, papel de banheiro, celofane, papel sujo ou engordurado, fotografias, papel toalha, lenços e guardanapos
Plástico Sacos, sacolas de supermercado, embalagens plásticas, plástico filme, garrafas pet, frascos, potes, brinquedos, tubos/conexões de PVC e isopor Embalagens de bolacha, de salgadinho, de bolo, embalagens metalizadas, canetas, adesivos, cabos de panela, espuma e colchão
Metal Latas de alimentos e bebidas, parafusos, grampos, fios, panelas Latas com resto de tintas e vernizes, latas com material tóxico, esponja de aço, pilhas e baterias
Vidro Embalagens, garrafas, potes e frascos, copos e taças Espelhos, vidros planos, temperados, refratários, cristais, utensílios de porcelana cerâmica, pirex e similares e lâmpadas
Óleo de cozinha Pode ser colocado junto ao material reciclado dentro de garrafas pet Óleo de cozinha não pode ser misturado com outro líquido e nem armazenado em pote de vidro

 

Fonte: Site bigua.atende.net (PMB)

Campanha Nacional de Multivacinação 2017

vacina

A partir desta segunda-feira, dia 11, até 22 de setembro será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente, sendo 16 de setembro o Dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

 

A incidência das doenças imunopreveníveis mostra que mudanças importantes ocorreram no seu comportamento com o uso de vacinas e o avanço nas coberturas vacinais. Entretanto, a heterogeneidade dos resultados dessas coberturas vacinais pode contribuir para o recrudescimento de doenças e requer, portanto, a adoção de estratégias adicionais para o resgate e vacinação dos não vacinados.

 

A multivacinação é uma estratégia utilizada desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Na oportunidade são oferecidas as vacinas da rotina, a fim de resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis.

 

Tendo em vista a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe de 14 vacinas na rotina para as crianças e cinco para os adolescentes, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

Para o prefeito Ramon Wollinger, “a prevenção sempre é o melhor caminho para se viver com mais saúde. Pedimos às famílias que levem seus filhos com idade até 15 anos à unidade de saúde mais próxima, não esquecendo a caderneta de vacinação”.

 

A enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline Piaceski Arceno, explica que as vacinadoras do município participaram de uma reunião preparatória na última quarta-feira (06/09). “Todas as salas de vacina estarão abertas no período de campanha e excepcionalmente no sábado, Dia D”, ressalta

 

Fonte: Site https://bigua.atende.net

Fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal de Biguaçu

Vig Sanitaria

SESCON GF se reune com a Prefeitura de Biguaçu, Vigilância Sanitária Municipal e a Vigilância Sanitária Estadual a fim de alinhar os processos de fiscalização em Biguaçu, onde os fiscais veem atuando de forma contrária ao que a legislação prevê, com ações arbitrárias desconsiderando as formalidades exigidas pela legislação sanitária estadual a qual estão submetidos. Em sua colocação a diretora da Vigilância Sanitária Estadual falou sobre a importância da capacitação dos fiscais municipais, pois essa forma de abordagem está totalmente fora do alinhamento da legislação, uma vez que a forma correta de abordagem dos fiscais deve ser orientativa e não de coação. A Vigilância Estadual orienta que estas atitudes sejam denunciadas e registradas.

O presidente do SESCON GF por sua vez reforçou a fala da diretora da Vigilância Sanitária Estadual de que estas abordagens, que estão sendo aplicadas no município de Biguaçu, precisam ser ajustadas, pois os fiscais devem seguir as normas e a legislação na qual estão submetidos que é a lei estadual, assim como a simplificação desta lei para cada tipo de estabelecimento.

A Vigilância Sanitária Estadual se colocou à disposição para ajudar a Vigilância Sanitária Municipal para dar sequência aos mais de 600 processos que estão parados no município, classificando os CNAES, orientando sobre a autodeclaração e dando a sequência adequada aos processos.

Hoje, 76% das atividades sujeitas a fiscalização da Vigilância Sanitária são de baixo risco. Segundo a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Raquel Bittencourt, CNAES de baixo risco podem iniciar suas atividades e posteriormente serão fiscalizadas de forma orientativa com prazos para adequação.

A Prefeitura de Biguaçu a pedido do SESCON GF e com o apoio da ACIBIG oficializará o pedido da força tarefa, para traçar um plano de trabalho junto a Vigilância Sanitária Estadual para encaminhar e finalizar os mais de 600 processos parados no Município.

Estavam presentes na reunião o Presidente do SESCON GF, Fernando Baldissera, o diretor regional de Biguaçu Diego Cristofolini, o Prefeito de Biguaçu Ramon Wollingen, a Procuradora municipal de Biguaçu Karina Fonseca, a Presidente da ACIBIG Sandra Molinaro, a Associada do SESCON GF Gabrielly Lohn, o Secretário de Planejamento de Biguaçu Matheus Hoffmann, o Secretário da Saúde de Biguaçu Heron Feliciano Pereira, o Secretário de Administração de Biguaçu Daniel Luz, a Diretora da Vigilância Sanitária Estadual Raquel Ribeiro Bittencourt e a Gerente de inspeção e serviços da Vigilância Sanitária Estadual Simone Terezinha Stolt.

No dia 29/08/2017 o SESCON GF trará a Vigilância Sanitária Estadual para palestrar aos empresários sobre a “Concessão de Alavará para Empresas do Simples”. O evento será as 09hs no auditório da Biblioteca Pública de Biguaçu. Confirme sua presença pelo telefone 48 3222-1409 ou pelo e-mail: secretaria@sescongf.com.br.

 

Fonte:  Site sescongf.com.br/

Eleição do Conselho Tutelar de Biguaçu

A comissão organizadora eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) torna público o resultado da eleição suplementar dos membros do Conselho Tutelar do município de Biguaçu, realizada no último domingo de julho (30/07).

 

Classificação

Nome do Candidato

Quantidade de Votos

Anoraldo Borba Filho

176

Alfredo Silvano de Oliveira

165

Claudete Maria Steil Pereira

147

Ricardo Alves e Silva

79

Rui Max Machado

66

Elisandra Regina Santos

29

Mairane Boschi

12

Fabiane Ferraz Francischet

10

 

Os candidatos eleitos serão chamados na medida em que surgirem as vagas, pois são conselheiros suplentes.

 

 

Fonte: site bigua.atende.net

455 alunos de Biguaçu são formados pelo Proerd

Aconteceu na tarde de quinta-feira (13/07) a formatura da 1ª turma de 2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar do Estado de Santa Catarina nas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino no município de Biguaçu. A solenidade que aconteceu no Ginásio de Esportes Nagib Salum formou 455 alunos do 5º ano do ensino fundamental e contou com a presença do prefeito Ramon Wollinger, do presidente da Câmara de Vereadores, Ângelo Ramos Vieira e do comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Renato Moacir Bento, além de familiares e professores.

Clique aqui para ver reportagem completa.

Fonte: site bigua atende da PMB

Programação “Biguaçu 184 Anos”

Biguaçu completa neste mês de maio 184 anos de emancipação político-administrativa e para marcar a data, a Prefeitura de Biguaçu promove uma série de eventos culturais gratuitos, além de inauguração de 12 obras, durante mais de 20 dias de programação.

Veja a programação completa AQUI.

 

Fonte: bigua.atende.net

 

MP Contesta Reforma Administrativa de Biguaçu

Ministério Público de Santa Catarina contesta reforma administrativa de Biguaçu

O MPSC (Ministério Público do Santa Catarina) quer que o município de Biguaçu reveja a reforma administrativa proposta esse ano pelo prefeito Ramon Wollinger (PSD). O objetivo era modernizar a estrutura de cargos do município, para que ela atendesse as necessidades da comunidade e fizesse frente à crise financeira enfrentada pelo país.

Em Ação Direta de Inconstitucionalidade, o Ceccon (Centro de Apoio Operacional do Controle de Constitucionalidade) do MPSC, em conjunto com a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca, reclamam que boa parte dos cargos descritos nas leis que suportam a nova estrutura administrativa não pode ser preenchida por funcionários em comissão, ou seja, sem concurso público.

O processo já tramita no Tribunal de Justiça do Estado. A assessoria de comunicação do prefeito de Biguaçu informou que o município ainda não foi notificado da ação, nem teve acesso à nenhuma informação sobre o processo. Por conta disso, nem o prefeito nem a procuradoria do município se pronunciaram sobre os argumentos do Ministério Público.

Segundo os promotores, as cinco leis municipais e resoluções legislativas contestadas criaram um cargo de Controlador-Geral do Município, que é incompatível com o provimento em comissão. Também foram criados os cargos de Procurador-Adjunto, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Gerente Operacional, Coordenador Técnico-Previdenciário e Diretor da Câmara Mirim, cujas funções são técnicas e burocráticas, razão pela qual o provimento deve ser realizado, segundo a ação, mediante concurso público. Na ação também é contestada a falta de descrição das funções que serão exercidas pelos cargos.

 

Fonte: site ndonline.com.br

Investidores querem transformar lixo em energia no município de Biguaçu

Na manhã desta terça feira (04/04) o prefeito Ramon Wollinger recebeu no gabinete um grupo de investidores que tem interesse em instalar no município uma Unidade de Valorização Energética de Resíduos Sólidos (UVER).

 

Segundo Rubens de Paula, diretor presidente da Kogenergy do Brasil Ltda, a implantação desse modelo de usina traz benefícios na área econômica e principalmente ambiental, uma vez que a produção de energia é feita a partir do lixo produzido na cidade.

 

O processo de geração de energia pode ser realizado através de queima, gaseificação ou pirólise (transformação por aquecimento de uma mistura ou de um composto orgânico em outras substâncias). Quase 100% do lixo é transformado em energia e o restante é transformado em cinzas que podem ser usadas na manutenção de estradas ou produção de cimento.

 

Durante a reunião, o secretário Municipal de Administração, Daniel César Luz, destacou a importância do projeto que é inédito no Brasil e solicitou informações mais detalhadas aos investidores, tais como o funcionamento da Usina, o Estudo de Impacto Ambiental e o retorno financeiro a mesma trará ao município de Biguaçu.

 

Marcelo Malavota, diretor do Nazca Group, salientou que a UVER, além de beneficiar Biguaçu, poderá ajudar outros municípios na questão ambiental e financeira, pois o custo para destinação do lixo seria bem menor que o valor pago atualmente.

 

Uma possibilidade que será estudada é a criação de um consórcio entre os municípios da Grande Florianópolis, uma vez que para o funcionamento da Unidade são necessários aproximadamente 350 toneladas de lixo por dia.

 

A energia produzida poderá ser usada em escolas, creches, postos de saúde e secretarias do município de Biguaçu.

 

O prefeito Ramon Wollinger disse que o município não medirá esforços para implantação da usina e que entrará em contato com os Prefeitos da região para estudarem em conjunto a proposta dos investidores.

 

Também participaram da reunião a superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (FAMABI), Andréa Felipe e o diretor de Engenharia da Kogenergy do Brasil Ltda, Ruchio Geonho Kim.

 

Fonte: Portal Cidadão da PMB.

SC Cria 11.284 Novas Vagas de Empregos Formais em Janeiro de 2017

Com impulso maior da indústria, Santa Catarina criou em janeiro 11.284 novos empregos liderando a geração de postos de trabalho no país, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged) divulgados nesta sexta à tarde pelo Ministério do Trabalho e Previdência.  A indústria de transformação do Estado fechou o primeiro mês do ano com saldo positivo de 5.904 vagas, seguida pela agropecuária com mais 3.409, os serviços com a abertura 2.693 e a construção civil com mais 1.542. Entre os grandes setores da economia estadual, somente o comércio teve saldo negativo. As empresas do setor fecharam 2.659 vagas.

Em todo o país, o resultado do emprego foi negativo em 40.864 vagas, embora a indústria de transformação tenha fechado com resultado positivo de 17.501 empregos.

Entre os municípios catarinenses, Fraiburgo, com a colheita da maçã, saiu na frente a fazer 1.537 contratações, seguido por Joinville, com 1.002 e Timbó, com 460.

Vale destacar que este resultado positivo está ligado à diversificação da economia catarinense. Volta a projetar o Estado na geração de empregos, confirmando a melhor performance nesse importante indicador.

 

Fonte: Site clicrbs

 

 

 

 

Campanha Fundo da Infância e Adolescência de Biguaçu

Contribua com o Fundo da Infância e Adolescência de Biguaçu
Na elaboração da declaração de Imposto de Renda de 02/03 a 28/04/2017
Campanha FIA municipal - Divulgação CMDCA

Colabore com o Fundo da Infância e Adolescência – FIA de Biguaçu, decidindo que 3% do seu Imposto de Renda fique em nossa cidade, para o desenvolvimento de serviços, programas e projetos dirigidos às crianças e adolescentes em risco pessoal e social. Basta que o cidadão ao preencher a declaração do Imposto de Renda destine ao FIA/Biguaçu e faça o pagamento da guia. Esse valor será restituído.

 

Pessoa Física, poderá destinar na declaração completa, com limite de doação de 3% até 28/04/2017. Já para Pessoa Jurídica, o limite de doação é 1% do Imposto de Renda devido com base no lucro real até 28/04/2017.

 

Como fazer a doação diretamente na declaração do Imposto de Renda:

 

Após concluir toda a declaração de Imposto de Renda, siga os próximos passos:

 

1º passo: Na opção “Resumo da Declaração”, clique na opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”;

 

2º passo: Após a abertura da janela “Doação Diretamente na Declaração – ECA”, você poderá optar por qual FIA deseja destinar parte do seu IR (Nacional/ Estadual/Municipal). Nessa tela, você poderá visualizar o “Valor disponível para DOAÇÃO”.

 

3º passo: Escolhendo a opção Municipal, você primeiramente terá de escolher o “Estado” e depois o “Município” a que pretende destinar a doação;

 

4º passo: Basta salvar sua declaração e transmitir para a base de dados da Receita Federal do Brasil, imprimindo as respectivas guias (DARF) e fazer o pagamento do valor.

 

A doação espontânea (sem dedução do Imposto de Renda), de pessoas físicas ou jurídicas é feita através de transação bancária, mediante depósito no Banco do Brasil, agência 1644-6, conta corrente nº 31627x e nesse caso, levar o comprovante do depósito para pedir um recibo do valor depositado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

Para mais informações, ligue: (48) 3285-5048.

 

Fonte: site PMB

PMB divulga calendário escolar 2017

Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria de Educação, informa que a rede municipal de ensino já tem definido o calendário letivo de 2017. As aulas começarão no dia 20 de fevereiro para os cerca de  5.196 matriculados nos 13 Centros de Educação Infantil e sete Escolas de Ensino Fundamental.

 

Confira o calendário:

 

Dia 06/02/2017 - Início com as especialistas e técnicos em Educação nas unidades escolares

Dia 13/02/2017 - Início com os professores da rede municipal

Dia 20/02/2017 - Início com os educandos da rede municipal

 

Além das 20 unidades próprias, a Secretaria Municipal de Educação mantém quatro polos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e convênios com duas creches comunitárias e com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

 

A secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels, eleita pelos colegas em novembro de 2016, destaca que “um ano novo começa trazendo anseios, desejos de que tudo ocorra dentro do esperado. A expectativa é grande, os educandos e profissionais, alinhados em um único desejo: fazer dar certo”.

 

Fonte: Site PMB

Acordo Para A Taxa de Preservação Ambiental de GCR

PMB

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, esteve na manhã desta segunda-feira (12/12) reunido com o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte, para apresentar um protocolo de intenções visando assegurar a isenção da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) aos veículos emplacados nos municípios da Comarca, incluindo Antônio Carlos.

 

O projeto de lei para instituir a TPA em Governador Celso Ramos já foi aprovado em primeira votação e será apreciado na noite desta segunda-feira em segunda votação pela Câmara de Vereadores. Sendo aprovado, a Prefeitura de Governador Celso Ramos terá um prazo de 90 dias para iniciar a cobrança, que deverá ser efetivamente cobrada a partir da próxima temporada de verão, nos meses de dezembro a abril.

 

Durante a reunião, realizada na Prefeitura de Governador Celso Ramos, os prefeitos explanaram que chegaram a um consenso, devido a fatores como a proximidade dos territórios e suas raízes históricas e culturais. Além disso, Biguaçu recebe grande número de moradores de Governador Celso Ramos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende aos chamados do município vizinho.

 

Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Biguaçu, Vilson Norberto Alves, o presidente da Câmara de Vereadores de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, bem como os vereadores que compõem a comissão para acompanhamento do projeto de lei, integrada pelos vereadores Douglas Borba, Ednei Müller Coelho e João Domingos Zimmermann.

 

Fonte: Site da PMB

Biguaçu recebe projeto de arte legitimado pelo governo do Estado

Arte que discute o racismo

Biguaçu recebe projeto “O Visível

do Invisível”, do artista Sérgio Adriano H.

Fotos Divulgação

Sérgio Adriano H./Divulgação

NProduções/Divulgação

Legitimado pelo edital de estímulo cultural Elisabete Anderle 2014, na categoria Artes e Cultura Negra e Indígena, o artista Sérgio Adriano H. está percorrendo 15 cidades de Santa Catarina para desenvolver a exposição/ação “O Visível do Invisível” que consiste, a partir de um modo expositivo diferenciado, estimular uma reflexão sobre arte e racismo. A mostra reúne 12 trabalhos, duas séries de seis, intitulados “Preto de Alma Branca” e “Branco de Alma Preta”. O projeto de circulação ocupará a praça Nereu Ramos, no centro de Biguaçu, no dia 14 de novembro, entre 9h e 17h.

Criados solitariamente em estúdio, os autorretratos do artista revelam o seu rosto pintado de dois modos, ora todo de branco e com choro de lágrimas negras, ora em tom negro e lágrimas brancas. Potentes, as imagens emolduradas em PVC (80×1,20m) são ordenadas no meio da rua ou não, seguindo um conceito de exposição movente, uma prática adotada por Sérgio Adriano H. que costuma conduzir obras em maletas acondicionadas em um suporte móvel (carrinho). No contato com o público, veste um elegante paletó. A ideia é alcançar os passantes ou espectadores, captá-los ou não para uma ação, no conceito dado pela pensadora Marilena Chauí, ou seja, algo capaz de reverberar, retirando as pessoas de uma condição passiva. Sob a luz de outros teóricos, o artista também gostaria de “transcender o ver para o olhar e o escutar para o ouvir”. Se algum curioso parar e perguntar “o que é isso?”, ele já está na condição de formulador de perguntas.

Metáfora sobre a vida e a constituição do ser negro, os autorretratos evocam a dimensão de uma verdade histórica negada pela sociedade brasileira. Trauma pouco discutido, a escravidão segue como negada, embora a comprovada invisibilidade dos negros e o furor conservador contrário à implantação de uma política afirmativa nesse campo.

“O preconceito de racismo é invisível, só é sentido e visível pelo atingido, pela pessoa em questão. Invisível para muitos, visível para todos os negros, amarelos, vermelhos, que não estão dentro do estereótipo de uma sociedade banalizada por questões de beleza e cor de pele. O racismo está embutido em falas habituais do cotidiano, ‘serviço de preto’, ‘preto de alma branca’, ‘branco de alma preta’”, diz o artista que quer com o projeto começar uma discussão sobre o racismo “que perpassa pelo preconceito e culmina na construção do ser”.

Sobre o artista:

Sérgio Adriano H., nascido em Joinville (SC) em 1975, é artista visual, pesquisador e produtor cultural. Vive, estuda e produz entre as cidades de Joinville e São Paulo. Formado em artes visuais, mestre em filosofia (Faculdade de São Bento/SP – 2016), integra o Grupo P.S. com a artista Priscila dos Anjos e tem obras em acervos públicos e particulares. Em 2014, foi selecionado como um dos 30 artistas mais influentes de Santa Catarina, tendo sua biografia incluída no livro “Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina”. Ainda em 2014, na cidade de São Paulo, funda a Residência Artística Diva Base 44, com o propósito de acolhimento de artistas de diferentes nacionalidades com o qual quer resinificar o cotidiano e a urbe a partir da arte.

Entre exposições individuais e coletivas, performances, salões de arte e editais, contabiliza inúmeras participações em que se destacam a Coletiva de Artistas de Joinville, em Joinville (SC) que selecionou Sérgio Adriano H. entre 2002 e 2015 para a 32ª e 45ª edições. Também expôs no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (PR) – 2015; “A Dúvida da Verdade”, na Fundação Cultural Badesc, Florianópolis (SC) – 2015; BrasilColômbia/Digital 21. Ink Design, Rio de Janeiro/Casa Proartes, Cali-Chile – 2013; Arte na cidade: entre três espaço-tempo, Sesc, Joinville – 2013; 49º Salão Jauense Internacional de Arte Fotográfica, Jaú (SP) – 2013; Panorama Santa Catarina Sesc, Jaraguá do Sul (SC) – 2009 e 2011. Grupo P.S.; 5° Festival Internacional de Cinema e Direitos Humanos, Montevidéu – Uruguai – 2016. Convite à Viagem, Paço Imperial, Rio de Janeiro – RJ – 2013; Convite à Viagem, Itaú Cultural, São Paulo – SP, 2012; Volta ao Dia em 80 Mundos, Centro Cultural Octo Marques, Goiânia – GO – 2012; Memorial Meyer Filho, Florianópolis – SC, 2010; Convite projeto ARCADEMIA de Dora Longo Bahia 28ª Bienal de São Paulo – 2008.

Premiações: 1°Salão dos Novos, Museu de Arte de Blumenau (SC) – 2002; 10° Salão Nacional de Arte, Itajaí (SC) – 2005; 10°Salão Nacional Elke Hering, Blumenau (SC) SC – 2012; Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014.

Bibliobrafia:

CUMMING, Robert. Para Entender a Arte. São Paulo: Ática, 1996.

CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia: as escolas helenísticas, volume II. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo, Cosac & Naify Edições, 2002.

SERVIÇO

O quê: Projeto “O Visível do Invisível”

Quando: Dia 14.11.2016, praça Nereu Ramos, centro, Biguaçu, entre 9h e 17h.

Quanto: Gratuito

Saiba mais: Facebook/ovisiveldoinvisivel e http://ovisiveldoinvisive.wixsite.com/ovisiveldoinvisivel

CIDADES CONTEMPLADAS

Biguaçu (14/11), Criciúma (16.11), Florianópolis (18.11), Rio Negrinho (10.11), Joinville (21 a 25.11), São Bento do Sul (11.11), Itajaí (8.11), Blumenau (3.11), Rio do Sul (4.11), Jaraguá do Sul (1.11), São Francisco do Sul (7.11), São José (13.11), Chapecó (11.10), Concórdia (10.10), Mafra (9.11)

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso (jorn.) neripedroso@gmail.com.br Skype: neripedroso Face: Néri Pedroso (48) 9911-9837/3248-4158.

Contatos:

Sergio Adriano H: (11) 94265-5179 instagram: sergio_adriano_h

sergioadrianoh@yahoo.com.br

Projeto realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014

Adiada Votação da Taxa Ambiental em Gov. Celso Ramos

Os vereadores de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, decidiram adiar para a próxima segunda-feira, 14, a votação do Projeto de Lei (PL) que prevê implementar uma taxa ambiental durante todo o ano para veículos de fora da cidade. Na noite da última segunda feira, moradores e turistas foram até a Câmara e protestaram contra a proposta apresentada pelo prefeito, Juliano Duarte Campos.
Conforme a PL, a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) fará com que visitantes que desejarem ir até a cidade desembolsem entre R$ 10 a R$ 150 durante todos os meses do ano.

No último dia 2, durante uma discussão em uma rede social o prefeito do município disse que a cidade não precisava de “farofeiros”, mas sim de “turismo de qualidade e não quantidade”. As palavras irritaram os moradores que se mobilizaram durante uma manifestação nesta segunda-feira.

Publicado em 31 de outubro no diário oficial da cidade, o Projeto de Lei enviado pelo executivo prevê a cobrança de taxas para turistas durante os 12 meses do ano. De acordo com o documento, veículos oficiais, fretes e proprietários que comprovarem cadastro imobiliário na cidade, podem solicitar isenção.

Valores:
Motocicleta, motoneta e bicicleta a motor: R$ 10,00
Veículos de pequeno (passeio, automóvel): R$ 25,00
Veículos utilitários (caminhonete e furgão): R$ 35,00
Caminhões: R$ 100,00
Ônibus: R$ 150,00

Click AQUI para ler o Projeto de Lei completo.

Fonte: Site dc.clicrbs.com.br

Reunião do Conselho Municipal de Saúde

O tema debatido foi a saúde de Biguaçu para os próximos quatro anos …read more

Source: https://bigua.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/315

Campanha Lacre Amigo

Campanha bate recorde em relação ao ano passado …read more

Source: https://bigua.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/314

Prefeitura e entidades empresariais unidas para a comemoração do Natal em Biguaçu

Representantes da Prefeitura, Acibig e CDL estiveram reunidos para organização dos eventos natalinos no município …read more

Source: https://bigua.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/313

Etapas de vôlei e basquete dos Jogos Escolares de Biguaçu

Partidas seguem até sexta-feira no ginásio de esportes Nagib Salum …read more

Source: https://bigua.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/312

Resultado Eleições 2016 – Prefeito Governador Celso Ramos

Este é o resultado da eleição majoritária em Governador Celso Ramos.

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

RESULTADO_PREFEITO_GCR

 

 

Para ver todos os resultados CLICK NESTE LINK.

Fonte: Software Divulga.

Resultado Eleições 2016 – Vereadores Governador Celso Ramos

Este  é o resultado do pleito à Câmara de Vereadores de Governador Celso Ramos.

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

RESULTADO_VEREADOR_GCR

 

 

Para ver todos os resultados CLICK NESTE LINK.

Fonte: Software Divulga.

 

Resultado Eleições 2016 – Vereadores Antônio Carlos

Segue abaixo resultado das eleições de 2016 para a Câmara de Vereadores de Antônio Carlos.

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

RESULTADO_VEREADOR_AC

 

 

Para ver todos os resultados CLICK NESTE LINK.

Fonte: Software Divulga.

Resultado Eleições 2016 – Prefeito Antônio Carlos

Segue resultado da eleição majoritário para o município de Antônio Carlos.

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

RESULTADO_PREFEITO_AC

 

 

Para ver todos os resultados CLICK NESTE LINK.

Fonte: Software Divulga.

Resultado Eleições 2016 – Vereadores Biguaçu

Estes são os resultados do pleito à Câmara de Vereadores do Município de Biguaçu.

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

RESULTADO_VEREADOR_BGC

 

 

Para ver todos os resultados CLICK NESTE LINK.

Fonte: Software Divulga.

Resultado Eleições 2016 – Prefeito Biguaçu

Segue, resultado final da Eleição Majoritária de Biguaçu.

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

RESULTADO_PREFEITO_BGC

 

Para ver todos os resultados CLICK NESTE LINK.

Fonte: Software Divulga.

 

 

Eleições 2016

Tudo pronto para a eleição municipal em nossa comarca. Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos elegerão Prefeito e Vereadores neste domingo (02/10/2016). Seções abrem as 8:00h e fecham as 17:00h. Será indispensável apresentação de um documento com foto para poder exercer seu direito ao voto. Abaixo segue link mostrando todos os locais de votação de nossa comarca. Boa eleição a todos.

LOCAIS DE VOTAÇÃO

Concurso Público PMB: divulgação das inscrições deferidas e indeferidas

Concurso Público: divulgação das inscrições deferidas e indeferidas

Inscrições foram encerradas em 29 de agosto

Atenção candidatos: publicação da relação das inscrições deferidas e indeferidas divididas em seus respectivos editais.

 

Para mais informações, acesse o site da banca realizadora do Concurso Público: www.unisul.br/concursos

 

Fonte: Site bigua.atende.net

Concurso Para a Prefeitura de Biguaçu

Estão abertas (reabertos) as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Biguaçu. Juntos os três editais somam 283 vagas, para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Com a reabertura os interessados podem realizar as inscrições entre os dias 2 a 29 de agosto de 2016, pelo sitewww.unisul.br, e efetuar o pagamento do boleto referente a taxa de participação no valor de R$ 50,00; R$ 70,00 ou R$ 100,00 (conforme o cargo escolhido). Confira mais detalhes e editais no link https://bigua.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/276 .

 

Olimpíadas 2016

As catarinenses Duda Amorim (Handebol) e Natália (Voleibol) seguem, firmes, com suas respectivas equipes, rumo ao ouro olímpico. Essa medalha, já conquistada pela equipe de vôlei, seria inédita para as meninas do handebol.

Eleição 2016 (2)

PMDB fez sua convenção neste sábado (30/07) e confirmou a candidatura de Tuta e André Clementino (vice) para a disputa eleitoral à Prefeitura Municipal de Biguaçu. No mesmo dia 30, foi lançada a candidatura de Auri Bitencourt e Miriam Mattos para prefeito e vice de Biguaçu pelo PSOL.

Eleições 2016

PSD fez sua convenção nesta terça (26/07) e confirmou a candidatura de Ramon Wollinger e Vilson Norberto Alves (vice) para a disputa eleitoral à Prefeitura Municipal de Biguaçu. Além do PSD e PP (partidos de Ramon e Vilson), a coligação terá a união de DEM, PSC, PR, PTN e PSB. O Prazo para inscrição das candidaturas encerra-se dia 05/08/2016.

Revesamento da Tocha Olímpica

Mascote-das-Olímpiadas-Divulgação-Rio-2016-289x300

Tocha Olímpica passará em Biguaçu no dia 12/07/2016. Horário previsto será das 6:00h até as 10:00h. Ruas que serão utilizadas na homenágem serão: Rua João Pessoa, Praça Nereu Ramos, Rua Sete de Setembro, Rua Leopoldo Fraiberger e Rua Hermôgenes Prazeres. A tocha sairá do mercado público passará por essas ruas e chegará em frente à Prefeitura Municipal.

Trânsito, nestas ruas e arredores, deverá ficar prejudicado.

Encontro Cultural

Casarão Born

Projeto “Nossas Raízes, Nossa Luta” e Grupo Arcos convidam para lançamento do site, exibição de documentário e conversa sobre patrimônio cultural com a Dra. Ana Lúcia Coutinho (Grupo Arcos) e Eliane Veras da Veiga (Unisul).

Evento será dia 16 de Junho de 2016, as 20h, no Centro Educacional David Crispim Corrêa, na rua Hermógenes Prazeres, 59, Centro, Biguaçu.

O site já está no ar. Visite www.nossasraizesnossaluta.wordpress.com

 

Prefeitura prorroga inscrições para concurso

Prefeitura prorroga inscrições para concurso em Biguaçu

Agora as inscrições irão até dia 23 de junho de 2016

prefeitura de Biguaçu prorrogou o prazo de inscrição no concurso público para até o dia 23 de junho de 2016. Inicialmente, o período iria até o dia 10 de junho. Com isso, também mudou o dia da prova, que agora será 17 de julho de 2016. As vagas são para diversos cargos de nível fundamental incompleto e completo, de nível médio e técnico e de nível superior. A remuneração oferecida varia de R$ 661,63 a R$ 6.136,66.

A inscrição custa R$ 100 para vagas de superior, R$ 70 (médio/técnico) e R$ 50 (fundamental).

Tem vaga para:  engenheiro florestal, jornalista, médico veterinário, assistente social, bibliotecário, contador, biólogo, coveiro, calceteiro, motoristas, entre outros.

As inscrições deverão ser feitas acessando site, assim como o acompanhamento de todas as etapas do certame.

Maratoninha da Caixa

Maratoninha da Caixa será realizada em Biguaçu no dia 19 de junho

MaratoninhaPela segunda vez em Biguaçu, a Maratoninha da Caixa reunirá milhares de crianças na Avenida Francisco Roberto da Silva no dia 19 de junho (domingo), a partir das 9h.

O evento é promovido pela Caixa Econômica Federal e conta com apoio da Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul) e Secretaria de Educação.

O evento será dividido em três categorias: 6 a 8 anos, 9 e 10 anos, 11 e 12 anos, com percurso de 300 metros, e categoria especial até 12 anos, com percurso de 100 metros. Os vencedores de cada bateria ganham uma bicicleta e todos os participantes recebem boné, camiseta e medalha.

A partir desta sexta-feira (10/06), a Secetul e a Secretaria de Educação passarão nas escolas do município fazendo a divulgação do evento e entregando as fichas de inscrição, que poderão ser feitas também na Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, localizada na Rua Barão Rio Branco, nº 88, Centro, de segunda a sexta-feira das 13h às 19h.

O prefeito Ramon Wollinger manifestou sua imensa satisfação com a reedição do evento, declarando que “mais uma vez temos a Caixa Econômica Federal prestigiando Biguaçu com a Maratoninha, um evento esportivo de grande qualidade, que incentiva nossas crianças à prática esportiva. Parabéns à equipe da Secetul e Caixa, pela iniciativa, contamos com a grande participação de nossos munícipes”.

“Esperamos a participação de mais de 500 crianças do município. Estamos trabalhando para fazer deste um grande evento, em que as famílias biguaçuenses poderão se divertir e nossas crianças terão a oportunidade de competir de forma saudável”, afirmou o secretário da Secetul, Pedro Joaquim Cardoso.

Serviço:

O que: Circuito Caixa de Maratoninha 2016

Quando: 19 de junho (domingo)

Horário: a partir das 9h

Local: Avenida Francisco Roberto da Silva

Maratoninha da Caixa será realizada em Biguaçu no dia 19 de junho - Divulgação CEF

 

Fonte: Site bigua.sc.gov.br

Santa Catarina cria 7.211 novas vagas de trabalho

Santa Catarina cria 7.211 novas vagas de trabalho em janeiro de 2016

Setores da agropecuária, indústria, construção civil e serviços foram os que mais contrataram no mês.

 

Santa Catarina teve um crescimento de 0,36% no número de empregos criados em janeiro de 2016, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O percentual corresponde a 7.211 vagas preenchidas com carteira assinada. Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve uma retração de 3,27%, ou seja, 67.023 postos de trabalho foram fechados.

Os setores que apresentaram maior crescimento mensal foram a agropecuária (3.821 postos de trabalho), a indústria (2.598 postos), a construção civil (1.437 postos) e os serviços (1.202 postos).

Santa Catarina encerra 2015 com saldo negativo de empregos

Entre as maiores cidades, Florianópolis foi a melhor colocada no ranking que relaciona a diferença entre admissões e demissões em janeiro de 2016. Na 19ª posição, a Capital contratou 8.064 pessoas e demitiu 7.605, numa variação de 0,25%.

Joinville ficou em 26º lugar com uma variação negativa de 0,04%. Lá foram admitidas 6.325 pessoas e demitidas 6.402.

Blumenau aparece na 28ª posição, com 4.765 admitidas e 4.896 demitidas, numa variação negativa de 0,11%.

Brasil perde 100 mil empregos em janeiro

Depois de registrar o fechamento de 1,5 milhão de vagas formais de emprego em 2015, o país iniciou o ano com mais um dado negativo do mercado de trabalho. O saldo de empregos em janeiro foi negativo em 99.694 postos, pior que o apresentado em janeiro do ano passado, quando ficou negativo em 81.774 vagas pela série sem ajuste, segundo os dados nacionais do Caged.

 

Fonte: Jornal Hora de Santa Catarina

 

Empresa Biguaçu faz ação inédita no transporte coletivo

Empresa Biguaçu faz ação inédita no transporte coletivo

Ônibus executivos terão tarifas promocionais entre 9h e 16h

 

Uma iniciativa inédita no transporte coletivo da Grande Florianópolis entra em vigor a partir da próxima terça-feira (01-12): para melhorar a mobilidade urbana por meio do uso de ônibus em horários com baixa demanda, a Biguaçu Transportes Coletivos lança o cartão SMART 9.16, com bonificação no valor da passagem entre 9h e 16h. Proporcionalmente, a cada cinco viagens realizadas neste período, a sexta é gratuita.

 

Duas linhas do serviço Executive Class(executivas) – São José/Fpolis (saindo dos bairros Ipiranga e Bela Vista), uma do centro de Biguaçu, ambas a R$ 7,20 – e outra de Governador Celso Ramos, tarifa de R$ 10,50, fazem parte do programa. O usuário adquire o cartão sem custo no SETUF e no ato já recebe o bônus proporcional. “O passageiro que realizar a recarga no valor de R$ 36,00, que é a soma de 5 x R$ 7,20, receberá mais R$ 7,20 como bonificação, totalizando R$ 43,20”, explica Carlos Henrique Perez, diretor-executivo da empresa.

 

De acordo com Léo Xavier, diretor-presidente da empresa Biguaçu, além de incentivar a utilização do transporte coletivo em horários fora do pico, a ação também promoverá os ônibus executivos. “É uma iniciativa que traz benefícios para todos: aos passageiros, que podem usufruir de um serviço diferenciado - com conforto, ar-condicionado e copinho d’água de cortesia; para a cidade, ao desafogar o trânsito nos horários de pico; e para uma sociedade mais sustentável, com a diminuição da poluição, dos congestionamentos e dos acidentes”, garante Xavier.

 

Como funciona o Smart 9.16

 

A promoção é válida para quem usar o cartão eletrônico no intervalo entre 9h e 16h, de segunda a sexta e em todos os horários aos sábados operados pelo serviço ExecutiveClass. Para obter o SMART 9.16 basta comparecer à Central de Atendimento Fácil, no TICEN, com o RG e fazer o pagamento mínimo no valor equivalente a cinco passagens. As demais recargas poderão ser adquiridas com a frequência e o valor que o cliente desejar.

 

Os usuários dos cartões VT, Cidadão e Estudante também podem usufruir o SMART 9.16. Até o 5º dia útil serão apurados os registros do mês anterior e a bonificação correspondente entrará no saldo do cartão SMART 9.16 que estes usuários também receberão.

 

Mais informações: http://executiveclass.biguacutransportes.com.br.

 

Clique aqui para obter a imagem do cartão smart

http://www.palavracom.com.br/pages/palavracom/files/Cartao%20Smart.jpg

 

Clique aqui para obter a imagem do cartaz do cartão smart

http://www.palavracom.com.br/pages/palavracom/files/Cartaz%20Cartao%20Smart(1).jpg

 

 

Fonte: PalavraCom

Inauguração do Hospital de Biguaçu

A tão aguardada inauguração do Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass ocorreu na manhã desta quarta-feira (26/08) diante de um grande número de moradores da região e autoridades, entre elas o prefeito Ramon Wollinger, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o governador Raimundo Colombo, o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing.

O Hospital Regional de Biguaçu vai transformar em definitivo o atendimento à saúde na região da Grande Florianópolis, que há cerca de 30 anos não recebe uma nova estrutura hospitalar pública.

Também estiveram presentes prefeitos de outros municípios da região, deputados estaduais e vereadores, além do ex-prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, e a viúva de Helmuth Nass, Zélia Nass, que receberam homenagens durante a solenidade.

A ativação da unidade irá acontecer em três etapas: nesta quinta-feira (27/08), serão iniciados os atendimentos do ambulatório com oito especialidades (Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Pneumologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Cardiologia); na segunda fase, daqui a 60 dias, a internação clínica e cirurgias de baixa e média complexidade; e na terceira etapa entrará em funcionamento a UTI, num prazo de 120 dias.

Portaria assinada garante R$ 14,9 milhões anuais

Vice-governador Eduardo Moreira, prefeito Ramon Wollinger, governador Raimundo Colombo, ministro Arthur Chioro, e a viúva de Helmuth Nass, Zélia - Foto Isaac Damásio SECOMDurante o ato, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou a portaria que garante o repasse de recursos federais para a manutenção anual do hospital, no valor de R$ 14.980.731,84. O custeio mensal será de R$ 2,6 milhões, sendo 50% oriundos do Governo do Estado e 50% da União.

Muito aplaudido pela população e bastante comovido, o ex-prefeito Castelo parabenizou o esforço do atual prefeito Ramon e de todos os demais envolvidos no processo de abertura do hospital, incluindo o ex-governador Luiz Henrique da Silveira. “Hoje vivemos um momento muito aguardado pela população. Que este hospital que está sendo inaugurado depois de muita luta e união de esforços possa cumprir com os seus principais objetivos, salvar vidas e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas”, disse.

A presidente da Câmara Municipal, Salete Cardoso, destacou “o apoio unânime de todos os vereadores visando a abertura do hospital e que esta união da classe política, juntamente com a sociedade, possa ganhar ainda mais forças para que se faça desta unidade uma referência na região”.

Prefeito Ramon Wollinger fez discurso emocionado aos presentes - Foto Pedro Costa SECOMO Hospital de Biguaçu fará parte de uma rede de atendimento com as demais unidades hospitalares da região, sendo que cada uma atuará em áreas específicas: em Biguaçu serão realizadas cirurgias eletivas e pediatria; no Hospital Regional de São José serão cirurgias de média e alta complexidade, além de traumatologia; e no Hospital Florianópolis serão cirurgias ortopédicas.

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing explicou que a inauguração do Hospital de Biguaçu marca “o início de um desafio, que é a reorganização da rede hospitalar da Grande Florianópolis, para que cada equipamento possa cumprir com o seu papel e sua vocação, promovendo mais agilidade no atendimento dos pacientes”.

Concretização de um sonho

 

Prefeito Ramon entregou homenagem ao ministro da Saúde, Arthur Chioro - Foto Kleber Damásio SECOM

Com muito entusiasmo e emoção, o prefeito Ramon Wollinger ressaltou que “hoje é um dia especial, pois esperamos cinco anos por esta data. Posso afirmar com orgulho, que faço parte da gestão mais eficiente que passou pela Prefeitura de Biguaçu”, citando obras como a Macrodrenagem Urbana, a UPA 24 Horas e a pavimentação de cerca de 200 ruas, além da previsão de mais 80 ainda neste ano.

“Hoje é dia de comemorar, de vibrar com a tão sonhada inauguração do nosso hospital, de agradecer a todos que lutaram conosco e possibilitaram a realização deste sonho, pois um sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas quando se sonha juntos, é o começo de uma realidade. E mais do que isso, àqueles que não acreditavam ou desmereciam este sonho: o bem sempre vai vencer o mal”, completou o prefeito.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio, afirmou que a inauguração do hospital “passou por duas grandes ações, a primeira que foi a obra física, que envolveu todos os esforços da Prefeitura e demais lideranças, e a segunda é a viabilização financeira e custeio da unidade, que contou com todo o respaldo do governador Raimundo Colombo e do Governo Federal, através do Ministério da Saúde. A abertura do Hospital de Biguaçu é uma vitória de toda a região e de toda Santa Catarina”.

A gestão do município foi elogiada pelo vice-governador, Eduardo Moreira. “Biguaçu com a gestão do ex-prefeito Castelo e atualmente com o prefeito Ramon, é uma cidade progressista, que segue num futuro de desenvolvimento. Com este novo hospital, a população do município e de toda região vai contar com mais conforto, segurança e tranquilidade no atendimento de saúde”.

O ministro Chioro parabenizou o entusiasmo do prefeito Ramon e afirmou que “Santa Catarina tem sido sempre um estado parceiro nas ações do Governo Federal. Trago o abraço da presidenta Dilma Rousseff, que nos solicitou que tratássemos com carinho e atenção a análise técnica e o apoio necessário para a inauguração do Hospital de Biguaçu, pois foi um compromisso que assumiu. Neste último mês participamos da inauguração de quatro hospitais: Goiânia, Cuiabá, João Pessoa e hoje aqui em Biguaçu, numa demonstração do esforço de qualificar o acesso dos pacientes em uma rede hospitalar organizada”.

Sobre o início dos atendimentos na unidade acontecer em fases, o ministro assegurou que “como especialista em gestão hospitalar, posso afirmar que não há como abrir um hospital 100% num dia apenas, é preciso seguir etapas, preparar as equipes e consolidar os processos de trabalho, seguindo uma estratégia para garantir qualidade e segurança de atendimento”.

O bispo emérito da arquidiocese de Florianópolis, Dom Vito Schlickmann, também prestigiou o evento, abençoando a abertura do hospital, bem como a capela da unidade, que recebeu da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig) a doação de uma imagem de São Camilo, santo que dá nome à entidade filantrópica responsável pela gestão do hospital, a Beneficência Camiliana do Sul.

Após o discurso das autoridades, a solenidade seguiu com o descerramento da placa e o corte da fita de inauguração, finalizando com a visitação da população presente na estrutura interna do hospital, com área total de 7.000 m².

Autoridades presentes na inauguração do Hospital de Biguaçu - Foto Isaac Damásio SECOMPopulação presente em grande número no evento - Foto Kleber Damásio SECOM

Castelo Será Novo Presidente do PP de Biguaçu

Castelo_Presidente

Na quinta-feira (20/08), o ex-prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, foi o convidado para assumir a presidência do Partido Progressista (PP) no município. A reunião com os membros do partido aconteceu na casa do vereador Douglas Borba. Matheus Hoffmann Machado deixará o cargo e será o vice de Castelo. Essa mudança visa as eleições de 2016 e todos os progressistas discursaram na ocasião com o objetivo de sensibilizar Castelo com esse novo desafio. Para os presentes na reunião, a vinda do ex-prefeito fortalece a coligação, dá credibilidade ao processo eleitoral e mostra mais entusiasmo com a disputa do ano que vêm, que deve polarizar entre os candidatos Ramon (PSD) e Tuta. O primeiro, pela ala de Castelo e o segundo pelo PMDB, principal partido de oposição. Castelo, que foi prefeito de Biguaçu durante 6 anos e que teve que se afastar por problemas de saúde, deixando Ramon Wollinger em seu cargo, está recuperado e, por isso, volta com todas as forças para somar junto ao PP. “A executiva municipal do PP e a bancada progressista da Câmara de Vereadores, sabedores do restabelecimento de sua saúde, se reuniu e unanimemente pediu para que o Castelo, mais uma vez, ajudasse o partido, emprestando seu nome, que dispensa comentários de tamanha credibilidade, e sua inigualável habilidade política ao PP, e fosse a figura que politicamente articulasse o crescimento do partido nas eleições proporcionais, e principalmente a manutenção da coligação, que o elegeu duas vezes prefeito desta cidade”, explicou Machado, que deixa a presidência. Ele lembra que todos os membros ficaram felizes com o contive aceito pelo ex-prefeito. Agora, o partido busca dar todo o suporte para que Castelo possa trabalhar na articulação política. Também contente com esse retorno, Castelo comenta que o PP estava muito bem conduzido nas duas últimas eleições municipais, por Regina Edvald e Matheus Hoffmann, posteriormente. “Fui aclamado pela atual executiva para ser o futuro presidente do partido. Agora, é preciso que meu nome seja aprovado pelo diretório municipal. Caso seja, teremos muitos desafios pela frente: um deles será trabalhar com os outros partidos para formar coligação e eleger o prefeito e vice, como também a maioria dos vereadores da base aliada para 2016”, destacou Castelo. Além disso, a outra meta é traçar o melhor plano de governo municipal para a próxima gestão. Matheus, que passará o cargo para Castelo, ressalta que confia no trabalho dele, que foi o responsável por convidá-lo a assumir o cargo há seis anos. “Deixo a presidência com o sentimento de dever cumprido, agradecendo a todos que me ajudaram e fizeram neste período o PP de Biguaçu crescer sobremaneira, sendo hoje o maior partido político do município em número de filiados e também com maior representação na Câmara Municipal de Vereadores com um terço dos representantes, sendo destaque na administração municipal, por meio de seus secretários e demais servidores”.

Fonte: JBfoco

 

Operação Checklist

Operação Checklist: Fazenda registra irregularidades em quase 40% das lojas visitadas
Auditores fiscais visitaram mais de 2.100 lojas na última quinta-feira, 2, em todas as regiões do Estado

A Secretaria de Estado da Fazenda registou irregularidades tributárias em 37% das 2.107 lojas visitadas pelos auditores fiscais na última quinta-feira, 2. A megaoperação Checklist, realizada no comércio varejista de 40 cidades do Estado, já é considerada a maior e mais bem sucedida ação presencial do fisco catarinense. Foram mobilizados 200 auditores fiscais e o número de estabelecimentos vistoriados ultrapassou a meta em mais de 50%.

De acordo com o coordenador da operação, Sérgio Pinetti, o alto percentual de irregularidades reflete o trabalho prévio da Fazenda, que selecionou contribuintes com indícios de ilegalidades. “O Grupo Especialista Setorial de Planejamento, por meio de indicativos e cruzamento de dados do Sistema de Administração Tributária, direcionou o trabalho para estabelecimentos onde a probabilidade de fraudes e outras irregularidades tributárias eram maiores”, explica Pinetti.

Foram constatadas 780 irregularidades, 46% relacionadas à falta de atualização do Programa de Ajuste Fiscal e Emissor de Cupom Fiscal (PAF/ECF), ferramentas de automação comercial que facilitam o controle fiscal do varejo. A legislação tributária catarinense exige que lojistas implementem a versão 02.01, ou mais recente, da Especificação de Requisitos. Segundo Pinetti, 83% dos usuários de automação comercial do Estado já atendem a essa exigência do fisco.

Entre as demais irregularidades, as mais frequentes foram: deixar de utilizar o equipamento ECF quando obrigatório (6,5%), irregularidades cadastrais (5%), deixar de utilizar o programa aplicativo fiscal PAF-ECF (2%), utilizar equipamento POS para pagamento por meio do cartão de crédito/débito, com CNPJ diverso do estabelecimento (1,3%).

Outra ilegalidade observada pelos fiscais é a permanência indevida de muitos contribuintes nos regimes do SIMEI e do Simples Nacional. Estes regimes tributários diferenciados, aplicáveis as micro e pequenas empresas, se caracterizam pela tributação reduzida, desde que o faturamento esteja dentro dos limites legais. Foram observadas inúmeras fraudes tributárias praticadas com o fim específico de reduzir o faturamento e, assim, manter a empresa enquadrada neste regime mais vantajoso.

Para o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, as verificações feitas pelos auditores fiscais na operação Checklist demonstram a importância da regulação do varejo. “A arrecadação deste setor econômico tem grande potencial de incremento e, portanto,  pode contribuir fortemente para a arrecadação tributária do Estado”, destaca Gavazzoni.

Combate à sonegação – A Operação Checklist é parte do esforço de fiscalização e controle de todos os setores econômicos de Santa Catarina. Em 2014, foram realizadas mais de 140 operações, que contribuíram significativamente para o crescimento da arrecadação de ICMS.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Mutirão da Regularização Empresarial em Biguaçu

Mutirão da Regularização Empresarial em Biguaçu

 

Os empresários de Biguaçu contarão com uma novidade que visa facilitar e desburocratizar o processo para regularizar o seu negócio no município. A Prefeitura Municipal, através de uma ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi), promove o Mutirão da Regularização Empresarial. Através da iniciativa, os empresários poderão obter documentos como alvará, habite-se e licença de funcionamento definitiva.

O mutirão acontecerá em duas etapas, sendo a primeira com atendimento no período de 20 a 24 de outubro, em que representantes de todos os órgãos administrativos, reunidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, farão atendimento e diagnóstico, orientando os empresários para a forma mais rápida e menos burocrática possível para regularizar sua empresa. Na oportunidade, será entregue ao empresário uma lista com os documentos e projetos que deverá providenciar para a regularização.

De 3 a 14 de novembro será a vez da segunda etapa, que consistirá na análise dos processos. Nesta fase, os protocolos de regularização de empresas terão trâmite preferencial, sendo avaliados de forma mais ágil.

Atendimento e mais informações

Os atendimentos serão efetuados na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Barão do Rio Branco, n° 77, Centro de Biguaçu, no horário das 13h às 18h. Mais informações pelo telefone: (48) 3285-5480.

Pesquisa aponta Biguaçu como uma das 12 cidades catarinenses com maior crescimento

Reportagem publicada nessa terça-feira (05/08) pelo jornal Diário Catarinense destaca que Biguaçu está entre os 12 municípios de Santa Catarina com crescimento acima da média brasileira em oportunidades de emprego e de negócios. O jornal utilizou informações de um levantamento efetuado pela consultoria Urban Systems, especializada em base de dados. Foram analisados números da criação de empregos e abertura de novas empresas, além do Produto Interno Bruto (PIB) de cada cidade.

Os 12 municípios, segundo a reportagem, são sugeridos “para quem busca um lugar fértil para começar a carreira ou montar um negócio”. Conforme a pesquisa, os setores que apresentaram maior crescimento em Biguaçu foram distribuição e logística, sendo o auxiliar em produção o profissional mais requisitado.

Os resultados do levantamento foram comemorados pelos membros do poder público do município, que desde 2009 vêm implantando ações e políticas públicas que visam o crescimento econômico e social de Biguaçu.

Para o prefeito em exercício, Ramon Wollinger, o crescimento apresentado por Biguaçu é “consequência de ações e projetos que foram desenvolvidos nos últimos anos. Além de buscarmos uma aproximação com as empresas já existentes no município, criamos mecanismos para fortalecer o empresariado local e ainda conseguimos atrair novos investimentos para o município”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica, Matheus Hoffmann Machado, explica que novas legislações, como a Lei de Domicílio Fiscal e o Programa de Incentivo Fiscal, somadas a um Plano Diretor moderno, têm atraído novos olhares para o município. “Outro fator importante é que não esquecemos do pequeno empreendedor, que é quem realmente movimenta a economia local, com destaque para a criação da Casa do Empreendedor, que se tornou referência no Estado quando o assunto é o pequeno empreendedor”, completou Hoffmann.

Para aqueles que buscam emprego no município, o secretário ressalta que o programa Pró-Emprego está aproximando os candidatos a vagas de trabalho. “O Pró-Emprego tem ajudado muito as empresas a contratar moradores de Biguaçu para trabalhar no município, o que é o nosso grande objetivo, que a população more e trabalhe aqui em Biguaçu, proporcionando uma maior qualidade de vida para os moradores da nossa cidade”, finalizou.

Além de Biguaçu, a lista inclui os municípios de Araquari, Araranguá, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Palhoça, Porto Belo, Rio do Sul e São José.

Confira a íntegra de reportagem do Diário Catarinense clicando aqui http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/08/municipios-de-sc-crescem-acima-da-media-brasileira-e-oferecem-oportunidades-de-emprego-e-negocios-4567594.html

 

Fonte: Site bigua.sc.gov.br

Novo Projeto Biguaçu Meu Lar

Prefeitura abre inscrições para novo empreendimento habitacional

 

Após a entrega de 288 unidades do Residencial Saudade no início do último mês de junho, a Prefeitura de Biguaçu abre as inscrições para mais 224 apartamentos do Residencial Vila Real, no bairro Fundos. Os interessados devem procurar o Pró-Cidadão no período de 7 de julho a 15 de agosto, das 12h às 18h.

A iniciativa integra o programa “Biguaçu, Meu Lar”, com a participação das Secretarias Municipais de Planejamento e Gestão (Seplan), de Assistência Social e Habitação e de Obras e Infraestrutura, tendo como órgão financiador a Caixa Econômica Federal.

O prefeito José Castelo Deschamps afirma que “habitação digna é o direito de todo o cidadão, por isso a nossa gestão, em parceria com a Caixa, tem se empenhado nos programas habitacionais”. Com o novo empreendimento no bairro Fundos e o Residencial Saudade, serão entregues no total 512 apartamentos às famílias beneficiadas.

Critérios e documentos necessários

Somente poderão se inscrever famílias com renda de até R$ 1.600,00 (somando a renda de todos os membros do grupo familiar que residirá na unidade) e com comprovação de residência de no mínimo três anos em Biguaçu.

Confira a lista de documentos que deverá ser apresentada para efetuar a inscrição:

- Comprovante de residência atual

Exemplos: comprovante da Celesc, Casan, operadora de telefonia, contrato de aluguel, declaração do locatário (reconhecida em cartório)

- Comprovante de tempo de residência no município, no mínimo três anos

Exemplos: declaração de residência eleitoral (Cartório Eleitoral), contrato de aluguel (reconhecido em cartório), comprovantes de pagamentos de aluguel, declaração do locatário (reconhecida em cartório), declaração da Celesc, declaração da Casan, declaração de operadora de telefonia

- RG e CPF de todos os membros da família que residirão no apartamento

- Título de eleitor de todos os membros da família que residirão no apartamento

- Carteira de trabalho de todos os membros da família que residirão no apartamento

- Certidão de estado civil (nascimento e/ou casamento) de todos os membros da família que residirão no apartamento

- Frequência escolar recente (2014)

- Comprovante de renda bruta de todos os membros da família que residirão no apartamento

Exemplos: contracheque, declaração de renda (reconhecida em cartório), declaração do contratante (reconhecida em cartório), contrato

- Atestado médico com a CID (para deficientes)

- Cartão do Bolsa Família ou Cartão do Cidadão

- Quando casa alugada, comprovante do valor do aluguel

- Quando casa cedida, declaração da pessoa que cede a casa, não incluindo familiares de 1°grau (pai e/ou mãe)

Todas as declarações devem ser reconhecidas em cartório e devem ser apresentados os documentos originais e fotocópias de todos os membros da família que residirão na unidade.

Atendimento e mais informações

Os interessados devem buscar atendimento no Pró-Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O Pró-Cidadão fica localizado na Rua Lúcio Born, n° 12 (antigo prédio da Caixa Econômica Federal).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3243-1054 (Secretaria de Planejamento e Gestão) ou 3285-1073 (Secretaria de Assistência Social e Habitação), das 13h às 19h.

 

Fonte: www.bigua.sc.gov.br

IPTU de Biguaçu Segue com Desconto

Carnê_IPTU

Qualificação profissional com inscrições abertas para mais de 30 cursos gratuitos

A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, abre as inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 28 opções de cursos, que serão realizados em parceria com o SENAI, SENAC, SEST/SENAT, IFSC e SENAR. Os alunos terão direito a auxílio transporte e lanche.

 

Os requisitos para participar é ter renda familiar de até três salários mínimos, ou beneficiários do Programa Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias que não se encaixarem nesse perfil, que possuem renda superior a três salários mínimos, também podem participar.

 

Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Assistência Social e Habitação, que fica localizada Rua Lúcio Born, n°12, sala 102, no Centro de Biguaçu.

 

Mais informações pelos telefones 3285-8511 ou 3285-1076, ou ainda no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Hipólito Henrique Pfleger, n° 1620, telefone 3243-2800.

 

Veja os cursos oferecidos:

 

·        Montador e reparador de computador       

·        Eletricista de automóveis

·        Mecânico de automóveis leves

·        Confeitaria

·        Cuidador de idosos

·        Salgadeiro

·        Corte e costura

·        Confeccionador de lingerie e moda praia    

·        Pedreiro de alvenaria

·        Auxiliar de manutenção predial       

·        Introdução à interpretação em língua brasileira de sinais (libras)

·        Instalador de refrigeração e climatização doméstica                         

·        Soldador

·        Inglês básico

·        Inglês intermediário

·        Espanhol básico

·        Ajudante de coleta e entrega no transporte de pequenas cargas

·        Auxiliar de pessoal

·        Depilação

·        Auxiliar de recursos humanos

·        Operador de computador

·        Manicure e pedicure

·        Assistente de cabeleireiro

·        Auxiliar de transporte, movimentação e distribuição de cargas

·        Auxiliar de cozinha

·        Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico    

·        Língua Brasileira de Sinais (Libras) intermediário 

·        Eletricista instalador predial de baixa tensão

 

Cursos para moradores da área rural de Biguaçu:

 

·        Artesão em bordado a mão

·        Artesão de pintura em tecido

·        Avicultor

·        Jardineiro

·        Preparador de doces e conservas

·       Viverista de plantas e flores

Fonte:

Lançamento da 2ª Câmara Cidadã de Biguaçu

A 2ª Câmara Cidadã de Biguaçu foi lançada terça-feira, dia 12/11, às 16h30, no auditório da Biblioteca Pública Municipal, no Centro da cidade. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Biguaçu, em parceria à OAB e ASPAC-SC (Associação dos Amigos e Pacientes de Câncer de Santa Catarina). No encontro, mais de 20 entidades parceiras serão apresentadas ao projeto, que tem como objetivo proporcionar às famílias carentes um dia de atividades de lazer, cultura, serviços básicos e à saúde do cidadão.A Câmara Cidadã é um evento totalmente gratuito e de possível realização graças às empresas, associações e entidades parceiras, além de dezenas de voluntários. O evento será no dia 30 de novembro, no Campus A, da Univali Biguaçu, no bairro Jardim Carandaí. Os principais serviços oferecidos serão emissão de carteira de identidade e de trabalho, além de regularização do CPF e requisição para obter segundas vias de certidões de nascimento e casamento, entre outros. Para as crianças, recreação e atividades esportivas.

São convidados a participar todas as entidades envolvidas no evento, como Secretaria Municipal de Saúde, através dos coordenadores das equipes de agentes comunitárias. Sesc, Sesi, Conselho Tutelar, Univali, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB Cidadã entre dezenas de outras entidades. Mais informações no site da Câmara Municipal de Biguaçu, em www.cmb.sc.gov.br

Promoção:

Câmara Municipal de Biguaçu; com apoio da OAB Cidadã e Aspac-SC

Parceiros:

· Prefeitura Municipal de Biguaçu;

· CEF (Caixa Econômica Federal);

· CIDASC;

· Faça;

· UNIVALI;

· SESC;

· SESI;

· OAB subseção de Biguaçu;

· Policia Militar de Santa Catarina;

· Policia Rodoviária Estadual;

· Defesa Civil – Biguaçu – Fpolis;

· Corpo de Bombeiros de Biguaçu;

· Grupo de Escoteiro Biguá-Açu;

· Agentes de Saúde;

· Conselho Tutelar;

· Sulcatarinense;

· Inplac;

· Supermercados Angeloni;

· Supermercado MercoCentro;

· Supermercados Gêmeos;

· Supermercado Fermiano;

· CDL/ ACIBIG;

· CASAN;

· CELESC;

Fonte: Site da Câmara de Vereadores de Biguaçu

Audiência pública Alça de Contorno-Biguaçu

banner-alça1-540x189

 

Eleitores de Antônio Carlos São Cadastrados por Biometria

biometria

 

BIGUAÇU É O 1º MUNICÍPIO CATARINENSE A IMPLANTAR O ESCRITÓRIO DE PROJETOS

25/10/2013 (Sexta-feira)

A inovadora iniciativa está na segunda fase de implantação que é a informatização do escritório. A ferramenta de gerenciamento metodológica é uma estrutura que visa dar um novo formato aos projetos estratégicos municipais, acompanhando estes de perto, seu andamento e o surgimento de projetos especiais. No Brasil poucas cidades implantaram o modelo, prova de que mais uma vez, Biguaçu lidera na frente. Quer saber mais sobre como funciona o Escritório de Projetos e de que forma ele auxiliará na gestão municipal? Confira os detalhes nas páginas 14 e 15.
Reunião Projetos - Biguaçu
Fonte: Jornal Biguaçu em Foco

JUSTIÇA LHE SEJA FEITA

25/10/2013

Quando foi prefeito de Biguaçu entre 1989 a 1992, José Eduardo da Costa, popular “Zezinho”, fez de  tudo para mel-horar a saúde no município, masa arrecadação da prefeitura era baixa. Não havia ainda o centro de distribuição de combustíveis da Petrobrás, cujos impostos ampliaram a arrecadação da prefeitura de Biguaçu a partir de 2001. Mas Zezinho inaugurou a Unidade de Saúde do Rio Caveiras (hoje Praia João Rosa), que ganhou o nome de “Mini-Hospital do Rio Caveiras”. No que pode fazer, investiu nos postos de saúde e inaugurou até um programa chamado “Odontomóvel”. Tratava-se de uma ambulância com um consultório dentário acoplado. O objetivo era atender as comunidades mais afastadas do município.

 

Veja mais no Jornal Biguaçu em Foco

 

CAMPANHA OUTUBRO ROSA A TODO VAPOR EM BIGUAÇU

23/10/2013 (Quarta-feira)

Promovido anualmente em diversas cidades do mundo, a Campanha Outubro Rosa tem por objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Biguaçu diversas ações estão sendo realizadas, tanto pela Prefeitura como por empresários locais, que tem apoiado o movimento. Detalhes na página 05 desta edição

 Fonte: Jornal Biguaçu em Foco

Campanha Outubro Rosa o dia da sua mamografia anual

Campanha Outubro Rosa
o dia da sua mamografia anual

PREFEITURA CRIA COMISSÕES PARA TENTAR DESCOBRIR QUE FORAM OS “RAPOSAS” NO ROMBO MILIONÁRIO DA SJ PREVIDÊNCIA

23/10/2013 (Quarta-feira)

Agora é oficial. A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, acabou de assinar decreto mandando criar duas comissões para investir os prejuízos das aplicações realizadas pela São José Previdência no período entre 2008 e 2011.
Por que duas comissões? Para investigar dois assuntos específicos sobre o mesmo problema. A primeira comissão é para analisar as Tomadas de Contas Especiais com o objetivo de quantificar o dano, identificar os responsáveis e buscar o ressarcimento dos valores aplicados.
A outra comissão é investigar o início do rombo, em 2008, quando houve a aplicação do valor de R$ 28,6 milhões em títulos públicos através da Corretora Atrium.
Estes valores foram transferidos para um fundo de investimento que acabou sendo liquidado pelo Banco Central.
Mais detalhes sobre o assunto, na coluna “Na Tribuna” (pág. 02), no editorial (pág. 03) e na reportagem de capa desta edição (pág. 07).
Fonte: Jornal Biguaçu em Foco
1382573571

Caixa Econômica Federal apóia programação do cinqüentenário de Antônio Carlos

A Caixa Econômica Federal é patrocinadora da programação comemorativa ao cinqüentenário de Antônio Carlos. O apoio foi anunciado na última semana na Prefeitura Municipal.

O gerente geral da CEF no município, Adelcio Azeredo, comunicou ao prefeito em exercício, Adelino Kretzer, a aprovação de patrocínio para a realização de shows na praça e várias outras atividades que vem sendo realizadas em comemoração aos 50 anos.

Adelcio Azeredo manifestou ao prefeito a satisfação em poder apoiar os eventos, e que a instituição que representa não poderia ficar fora deste importante momento histórico.

0.380898001382627184_dsc04750

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.antoniocarlos.sc.gov.br/conteudo/?item=923&fa=1&cd=185962

PAULO REMOR REASSUME A PREFEITURA DE ANTÔNIO CARLOS

24/10/2013 (Quinta-feira)

 Prefeito declara que administração irá deslanchar a partir de novembro. Remor diz que voltará a ocupar o posto na segunda-feira (28/10), após seu afastamento para tratar da saúde. A partir de novembro, Paulo Remor afirma que a administração irá deslanchar e uma série de obras está prevista, inclusive, para o final deste ano e início de 2014. Detalhes na página 05 desta edição.

1382570598

Fonte: Jornal Biguaçu em Foco

Televisões de plasma são as preferidas dos ladrões

Instalar grades, alarmes e ficar atento aos sinais, são algumas dicas dadas por um corretor de seguros, que já foi vítima de uma invasão de ladrões em sua residência. Casos não faltam para ilustrar a onda de roubos de tv plasma que tomou conta dos bairros de Biguaçu. As invasões ocorrem, principalmente, durante o dia. Detalhes na página 05 desta edição.
Televisao de plasma esta sendo o principal alvo de roubos em biguaçu

Televisao de plasma esta sendo o principal alvo de roubos em biguaçu

Falece o fundador do 1º asilo público de Biguaçu

Povo continua jogando lixo na Praia João Rosa

22/10/2013 (Terça-feira)

A cena se repete em diversos pontos da cidade. Lixo, muito lixo acumulado em terrenos baldios. Na Praia João Rosa a situação chegou a um ponto crítico. O JBFoco esteve conferindo o local. Veja os detalhes do caso na página 05 desta edição.

Biguaçu intensifica combate à dengue

Cartilha Dengue 2

 

Colégio Maria da Glória inicia educação integral em 2014

Cadastramento Biométrico

Curso gratuito de compostagem

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgado calendário de matrículas da rede municipal de ensino

 

 

 

 

 

 

 

Novos horários de ônibus que atendem a região de Sorocaba

Estação na Praça Nereu Ramos

 

 

 

 

 

 

 

 

Estado deve assumir o Hospital da Comarca de Biguaçu

Membros da comissão e OMF

 

 

 

 

 

 

 

 

Atleta revelado nos JEBIG pode chegar às Olimpíadas em 2016

Biguaçu abre inscrições para Processo Seletivo da Educação

Curso de Planejamento Financeiro gratuito em Biguaçu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Distribuição gratuita de sementes em Biguaçu

Horta Familiar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cursos gratuitos de jardinagem ecológica

Aulas Gratuítas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alunos tiveram aulas de civismo na Semana da Pátria

 

 

 

 

 

 

 

Pescadores de Biguaçu ganham desconto no óleo diesel

 

 

 

 

 

 

 

 

Jovens firmam compromisso contra as drogas

Jovens Formandos

 

 

 

 

 

 

 

 

Protetores Ambientais Mirins recebem ação do Programa Droga Zero

Protetores Ambientais

 

 

 

 

 

 

 

Selada conciliação entre Município e OMF em prol do Hospital de Biguaçu

Comissão Pró Hospital de Biguaçu

 

 

 

 

 

 

 

 

Salários dos servidores públicos municipais são divulgados

Controladora Interna Danubya Leiroza, Secretário João Luiz e Gerente do CPD Eduardo Jonker

 

 

 

 

 

 

 

 

Comissão Pró Hospital luta pela conciliação e término da obra

TRIBUNAL DE CONTAS ALERTA PREFEITURA DE BIGUAÇU

Escola municipal de Biguaçu ganha show nacional

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura cria Comissão para acompanhar obras do Hospital de Biguaçu

 

 

 

 

 

 

 

Mais um curso gratuito é oferecido em Biguaçu

 

 

 

 

 

 

 

Cachorra Beagle Encontrada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa Droga Zero é Intensificado

Palestra na Escola Municipal Manoel Roldão das Neves

 

 

 

 

 

 

 

 

Lei Determina Testes de Visão nas Escolas

Exame de Vista

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso Gratuito Sobre Motores a Diesel

Primeira Turma Formada

 

 

 

 

 

 

 

 

Maratoninha da Caixa

 

 

 

 

 

 

 

Casamento Coletivo

 

 

 

 

 

 

 

Programação “Biguaçu 180 Anos”

 

 

 

 

 

 

Projeto Biguaçu Meu Lar

 

 

 

 

 

 

 

Processo Seletivo na Prefeitura de Biguaçu

Calendário de vacinações em Biguaçu

 

 

 

 

Inscrições abertas para as escolinhas em Biguaçu

Escolinha de Karatê

 

 

 

 

 

 

 

 

Tentativa de golpe contra cidadãos

Bibliotecas recebem doação de escritor catarinense

Livro de Eleutério Nicolau da Conceição

 

 

 

 

 

 

 

Transferência de Sorteio da ACIBIG/CDL

Prefeitura concede isenção de IPTU a pescadores e carentes

Operação Concorrência Leal é prorrogada até 15 de maio

 

 

 

 

 

 

 

Reforma Administrativa Municipal

Prefeito Castelo

 

 

 

 

 

 

 

 

Sorteio Acibig/CDL

Sorteio na Praça Nereu Ramos

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Sorteio – Duplo da Biguaçu Vale a Pena

Prefeitura entrega nova ponte aos moradores do Morro da Boa Vista

Balneário São Miguel tem águas próprias para banhistas

Balneário de São Miguel

 

 

 

 

 

 

 

 

Evangélicos trazem apoio à nova gestão de Castelo

Castelo e Pastores

 

 

 

 

 

 

 

 

CÂMARA DE VEREADORES DEVOLVERÁ MAIS DE 700 MIL REAIS A PREFEITURA DE BIGUAÇU

Presidente Luizão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inaugurada a central de videomonitoramento urbano de Biguaçu

Câmeras de Videomonitoramento

 

 

 

 

 

 

 

 

Rosa Maria Boutique abre multimarcas no CONTINENTE PARK SHOPPING

 

 

 

 

 

 

 

Realizado primeiro sorteio da “Biguaçu Vale a Pena”

Realizado primeiro sorteio da “Biguaçu Vale a Pena”

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado Final e Oficial da Eleição em Biguaçu

Resultado Parcial da Eleição para Prefeito

 

 

 

 

 

 

 

Debate a Prefeito Promovido pela ACIBIG

Mediador e Candidatos

Campanha da Acibig Biguaçu Vale a Pena

Campanha Biguaçu Vale a Pena

 

 

 

 

 

SHOW CANCELADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Show Cancelado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CASTELO LIDERA PESQUISA E TEM 78% DE APROVAÇÃO EM SEU GOVERNO

 

 

Castelo Lidera Pesquisa Eleitoral

DOR DE CABEÇA: Telefonia móvel lidera lista de reclamações no Procon de Biguaçu

Telefonia Móvel

CERCA DE 600 MIL ESTUDANTES VOLTAM ÀS AULAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SC

CERCA DE 600 MIL ESTUDANTES VOLTAM ÀS AULAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SC - Guto Kuerten / Agencia RBS

EDUCAÇÃO TEM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS EM BIGUAÇU

EDUCAÇÃO TEM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS EM BIGUAÇU

ÁRVORE CAI SOBRE TRÊS CASAS E DESTRÓI PARTE DE UMA DELAS EM FLORIANÓPOLIS

ÁRVORE CAI SOBRE TRÊS CASAS E DESTRÓI PARTE DE UMA DELAS EM FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

DENÚNCIA DE LIXO TÓXICO EM BIGUAÇU NÃO PROCEDE

DENÚNCIA DE LIXO TÓXICO EM BIGUAÇU NÃO PROCEDE

CHUVA PERDE FORÇA COM O AVANÇO DE MASSA DE AR FRIO E SECO SOBRE SC

CHUVA PERDE FORÇA COM O AVANÇO DE MASSA DE AR FRIO E SECO SOBRE SC - Guto Kuerten / Agencia RBS

HOSPITAL REGIONAL DE BIGUAÇU: POR ACASO, ISTO É UM “GALINHEIRO”?

HOSPITAL REGIONAL DE BIGUAÇU: POR ACASO, ISTO É UM “GALINHEIRO”?

FRENTE FRIA CHEGA E TRAZ CHUVA PARA TODAS AS REGIÕES DE SC NESTA TERÇA-FEIRA

FRENTE FRIA CHEGA E TRAZ CHUVA PARA TODAS AS REGIÕES DE SC NESTA TERÇA-FEIRA - Guto Kuerten / Agencia RBS

BIGUAÇU TEM GRANDES PROBLEMAS COM OPERADORAS DE CELULAR

BIGUAÇU TEM GRANDES PROBLEMAS COM OPERADORAS DE CELULAR

SEMANA COMEÇA COM POSSIBILIDADE DE CHUVA E TEMPERATURAS ALTAS EM SC

SEMANA COMEÇA COM POSSIBILIDADE DE CHUVA E TEMPERATURAS ALTAS EM SC - Guto Kuerten / Agencia RBS

CANDIDATOS A PREFEITO DE BIGUAÇU TERÃO ESPAÇO PARA PUBLICAÇÕES NO JBFOCO

CANDIDATOS A PREFEITO DE BIGUAÇU TERÃO ESPAÇO PARA PUBLICAÇÕES NO JBFOCO

TEMPO ESTÁVEL PREDOMINA NO FIM DE SEMANA EM SANTA CATARINA

TEMPO ESTÁVEL PREDOMINA NO FIM DE SEMANA EM SANTA CATARINA

BIGUAÇU MAIS ILUMINADA, MAIS SEGURA E MAIS BONITA

BIGUAÇU MAIS ILUMINADA, MAIS SEGURA E MAIS BONITA

MASSA DE AR FRIO DEIXA O TEMPO ESTÁVEL EM SANTA CATARINA NESTA QUINTA-FEIRA

MASSA DE AR FRIO DEIXA O TEMPO ESTÁVEL EM SANTA CATARINA NESTA QUINTA-FEIRA - Vani Boza / Agencia RBS

CASTRAMÓVEL É SUCESSO EM BIGUAÇU

CASTRAMÓVEL É SUCESSO EM BIGUAÇU

CARRETA PARADA SOBRE A PONTE PEDRO IVO CAUSA LENTIDÃO NA ENTRADA DA ILHA DE SC

CARRETA PARADA SOBRE A PONTE PEDRO IVO CAUSA LENTIDÃO NA ENTRADA DA ILHA DE SC - Guto Kuerten / Agencia RBS

DRAGAGEM E MOLHES DO RIO BIGUAÇU TÊM NOVO PROJETO

DRAGAGEM E MOLHES DO RIO BIGUAÇU TÊM NOVO PROJETO

MOTORISTA SE PERDE NA CURVA DA MORTE E CAPOTA NA SC-401, EM FLORIANÓPOLIS

MOTORISTA SE PERDE NA CURVA DA MORTE E CAPOTA NA SC-401, EM FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

MACRODRENAGEM COM ENGENHARIA INÉDITA EM BIGUAÇU

MACRODRENAGEM COM ENGENHARIA INÉDITA EM BIGUAÇU

FIM DE SEMANA DEVE SER DE FRIO INTENSO E PODE HAVER GEADA EM SANTA CATARINA

FIM DE SEMANA DEVE SER DE FRIO INTENSO E PODE HAVER GEADA EM SANTA CATARINA - Divulgação / Lena Medeiros / Prefeitura de Urubici

ÁREA AZUL DIVULGA LISTA DE PONTOS CREDENCIADOS EM BIGUAÇU

ÁREA AZUL DIVULGA LISTA DE PONTOS CREDENCIADOS EM BIGUAÇU

CAMINHÃO E ÔNIBUS SE ENVOLVEM EM ACIDENTE GRAVE NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS

CAMINHÃO E ÔNIBUS SE ENVOLVEM EM ACIDENTE GRAVE NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

PREFEITURA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS GANHA DESTAQUE NACIONAL COM O PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E AMBIENTAL

PREFEITURA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS GANHA DESTAQUE NACIONAL COM O PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E AMBIENTAL

CASA EM CONSTRUÇÃO É DEMOLIDA PARA EVITAR DESABAMENTO EM BIGUAÇU

CASA EM CONSTRUÇÃO É DEMOLIDA PARA EVITAR DESABAMENTO EM BIGUAÇU - Guto Kuerten / Agencia RBS

JUDÔ CONQUISTA MAIS UM TROFÉU ESTADUAL

JUDÔ CONQUISTA MAIS UM TROFÉU ESTADUAL

RUA EMÍDIO AMORIM RECEBE ASFALTO

RUA EMÍDIO AMORIM RECEBE ASFALTO

ESCOLA DE MÚSICA DE BIGUAÇU CONQUISTA PRÊMIO ESTADUAL

ESCOLA DE MÚSICA DE BIGUAÇU CONQUISTA PRÊMIO ESTADUAL

ILHA DO ARVOREDO PODE VIRAR PARQUE

ILHA DO ARVOREDO PODE VIRAR PARQUE - Edu cavalcanti / Agencia RBS

BIGUAÇU ASSINA CONVÊNIO COM GOVERNO ESTADUAL E CONSEGUE R$ 2,5 MILHÕES PARA CONCLUSÃO DO HOSPITAL

BIGUAÇU ASSINA CONVÊNIO COM GOVERNO ESTADUAL E CONSEGUE R$ 2,5 MILHÕES PARA CONCLUSÃO DO HOSPITAL

APÓS ALFINETADAS SUTIS, DEBATE ENTRE CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL TERMINA EM TOM AMENO

APÓS ALFINETADAS SUTIS, DEBATE ENTRE CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL TERMINA EM TOM AMENO - Jessé Giotti / Agencia RBS

BIGUAÇU CONQUISTA OITO MEDALHAS NOS JESC

BIGUAÇU CONQUISTA OITO MEDALHAS NOS JESC

CHEGADA DE FRENTE FRIA COMEÇA A CAUSAR CHUVA EM PARTE DE SANTA CATARINA

CHEGADA DE FRENTE FRIA COMEÇA A CAUSAR CHUVA EM PARTE DE SANTA CATARINA - Guto Kuerten / Agencia RBS

COMUNIDADE GUARANI DA TERRA EM BIGUAÇU TERÁ QUE RECEBER INDENIZAÇÃO

COMUNIDADE GUARANI DA TERRA EM BIGUAÇU TERÁ QUE RECEBER INDENIZAÇÃO

BOMBEIROS FAZEM SIMULAÇÃO DE RESGATE NO HOTEL MAJESTIC EM FLORIANÓPOLIS

BOMBEIROS FAZEM SIMULAÇÃO DE RESGATE NO HOTEL MAJESTIC EM FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

VISITA DE ANIMAIS MARINHOS AO LITORAL DE SC PEDE DISTÂNCIA E CUIDADO DOS CURIOSOS

VISITA DE ANIMAIS MARINHOS AO LITORAL DE SC PEDE DISTÂNCIA E CUIDADO DOS CURIOSOS - Charles Guerra / Agencia RBS

ASSINADAS NOVAS ORDENS DE SERVIÇO PARA ASFALTAMENTO

ASSINADAS NOVAS ORDENS DE SERVIÇO PARA ASFALTAMENTO

SEMANA COMEÇA COM TEMPERATURA DE ATÉ 32ºC E SOL ENTRE NUVENS EM SC

SEMANA COMEÇA COM TEMPERATURA DE ATÉ 32ºC E SOL ENTRE NUVENS EM SC - Guto Kuerten / Agencia RBS

EMPRESAS INTERESSADAS EM REVITALIZAR O LARGO DO MERCADO PÚBLICO ENTREGAM PROPOSTAS HOJE

EMPRESAS INTERESSADAS EM REVITALIZAR O LARGO DO MERCADO PÚBLICO ENTREGAM PROPOSTAS HOJE - VIGLIECCA&ASSOC / Divulgação

SAÚDE MUNICIPAL ADOTA NOVAS MUDANÇAS PARA AUMENTAR EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO

SAÚDE MUNICIPAL ADOTA NOVAS MUDANÇAS PARA AUMENTAR EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO

A MAIORIA DOS VEREADORES DE BIGUAÇU NÃO É A FAVOR DA TRANSPARÊNCIA

A MAIORIA DOS VEREADORES DE BIGUAÇU NÃO É A FAVOR DA TRANSPARÊNCIA

TEMPERATURAS PODEM CHEGAR A 30ºC NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA EM SC

TEMPERATURAS PODEM CHEGAR A 30ºC NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA EM SC

GOVERNADOR CELSO RAMOS QUER DAR UM BASTA AOS PREÇOS ABUSIVOS COBRADOS NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS

GOVERNADOR CELSO RAMOS QUER DAR UM BASTA AOS PREÇOS ABUSIVOS COBRADOS NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS

BIGUAÇU REAPROVEITA ÁGUA DAS CHUVAS

BIGUAÇU REAPROVEITA ÁGUA DAS CHUVAS

EX-VICE-PREFEITO DE BIGUAÇU FALA SOBRE O CASO DA CAVAN

EX-VICE-PREFEITO DE BIGUAÇU FALA SOBRE O CASO DA CAVAN

MORRE ÚLTIMA TARTARUGA GIGANTE DA ILHA DE GALÁPAGOS E ESPÉCIE DEVE SER EXTINTA

MORRE ÚLTIMA TARTARUGA GIGANTE DA ILHA DE GALÁPAGOS E ESPÉCIE DEVE SER EXTINTA - Galapagos National Park Direction / AP Photo

LOJA EM BIGUAÇU É ASSALTADA PELA SEGUNDA VEZ EM MENOS DE UM MÊS

LOJA EM BIGUAÇU É ASSALTADA PELA SEGUNDA VEZ EM MENOS DE UM MÊS

BEBÊ ABANDONADO EM CHAPECÓ RECEBE ALTA DO HOSPITAL

BEBÊ ABANDONADO EM CHAPECÓ RECEBE ALTA DO HOSPITAL - Sirli Freitas / Agencia RBS

PROCURADORIA PROCESSA TUTA EXIGINDO R$ 6,9 MILHÕES POR ROLO EM TERRENO DA CAVAN

PROCURADORIA PROCESSA TUTA EXIGINDO R$ 6,9 MILHÕES POR ROLO EM TERRENO DA CAVAN

DOIS BOXES INTERDITADOS NO MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS SÃO REABERTOS

DOIS BOXES INTERDITADOS NO MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS SÃO REABERTOS - Guto Kuerten / Agencia RBS

POPULAÇÃO DE BIGUAÇU PROTESTA CONTRA PREÇO DE VACINA DA GRIPE A

POPULAÇÃO DE BIGUAÇU PROTESTA CONTRA PREÇO DE VACINA DA GRIPE A

INCIDÊNCIA DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AUMENTA DE 30 A 40% NOS MESES FRIOS

INCIDÊNCIA DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AUMENTA DE 30 A 40% NOS MESES FRIOS - sxc.hu

CASA É INCENDIADA NO MORRO DA BOA VISTA

CASA É INCENDIADA NO MORRO DA BOA VISTA

UNIVERSIDADE VAI ESTUDAR MISTÉRIO DOS TOMATES QUE NÃO APODRECEM EM TUBARÃO

UNIVERSIDADE VAI ESTUDAR MISTÉRIO DOS TOMATES QUE NÃO APODRECEM EM TUBARÃO - Agencia RBS / Maurício Vieira

CHUVA DEVE PERSISTIR EM TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA AO LONGO DA SEMANA

CHUVA DEVE PERSISTIR EM TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA AO LONGO DA SEMANA - Guto Kuerten / Agencia RBS

DIOGO TRAZ MAIS TROFÉUS PARA BIGUAÇU

DIOGO TRAZ MAIS TROFÉUS PARA BIGUAÇU

BIGUAÇU CONTRA A PARALISIA INFANTIL

BIGUAÇU CONTRA A PARALISIA INFANTIL

PROIBIÇÃO DE VENDA E REPRODUÇÃO DE PITBULLS É VOTADA POR DEPUTADOS FEDERAIS

PROIBIÇÃO DE VENDA E REPRODUÇÃO DE PITBULLS É VOTADA POR DEPUTADOS FEDERAIS - Marcos Porto/Agencia RBS

CRECHE LINDOIA DE PORTÕES FECHADOS

CRECHE LINDOIA DE PORTÕES FECHADOS

EM DIA DE SOL ENTRE NUVENS, TEMPERATURA PODE CHEGAR AOS 28°C EM SANTA CATARINA

EM DIA DE SOL ENTRE NUVENS, TEMPERATURA PODE CHEGAR AOS 28°C EM SANTA CATARINA - Guto Kuerten / Agencia RBS

DEPOIS DE 179 ANOS, BIGUAÇU INVESTE EM ESGOTO

DEPOIS DE 179 ANOS, BIGUAÇU INVESTE EM ESGOTO

MÃE ASSISTIU EX-MISS BALNEÁRIO CAMBORIÚ SER ATROPELADA

MÃE ASSISTIU EX-MISS BALNEÁRIO CAMBORIÚ SER ATROPELADA - Reprodução / Agência RBS

DINAMITE INTACTA É ENCONTRADA NO PARQUE BETO CARRERO WORLD EM SANTA CATARINA

DINAMITE INTACTA É ENCONTRADA NO PARQUE BETO CARRERO WORLD EM SANTA CATARINA - Marcos Porto/Agência RBS

PRESO NAS FERRAGENS DE CAMINHÃO, MOTORISTA SOBREVIVE A ACIDENTE COMENDO LARANJAS POR QUATRO DIAS NO PARANÁ

PRESO NAS FERRAGENS DE CAMINHÃO, MOTORISTA SOBREVIVE A ACIDENTE COMENDO LARANJAS POR QUATRO DIAS NO PARANÁ - Arquivo pessoal / reprodução

BIGUAÇUENSE LUTA PELA CONSTRUÇÃO DO CEPON

BIGUAÇUENSE LUTA PELA CONSTRUÇÃO DO CEPON

SIMPLESMENTE A “COISA” NÃO SE RESOLVE

SIMPLESMENTE A “COISA” NÃO SE RESOLVE

METEOROLOGISTAS APONTAM QUE HÁ PEQUENA CHANCE DE NEVE NA SERRA CATARINENSE

METEOROLOGISTAS APONTAM QUE HÁ PEQUENA CHANCE DE NEVE NA SERRA CATARINENSE - Prefeitura de Urupema

CAMINHÃO TOMBA NA MARGINAL DA BR-101 EM SÃO JOSÉ, NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

CAMINHÃO TOMBA NA MARGINAL DA BR-101 EM SÃO JOSÉ, NA GRANDE FLORIANÓPOLIS - divulgação / Rafael Yuji Castillo

FÁBRICA DE FARINHA DE OSSOS RECLAMA QUE VEM SENDO INJUSTIÇADA

FÁBRICA DE FARINHA DE OSSOS RECLAMA QUE VEM SENDO INJUSTIÇADA

CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS ANALISA PROPOSTA QUE ACABA COM VOTO OBRIGATÓRIO

CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS ANALISA PROPOSTA QUE ACABA COM VOTO OBRIGATÓRIO

ADESÃO DA CAMPANHA BIGUAÇU VALE A PENA É PRORROGADA ATÉ QUARTA-FEIRA

ADESÃO DA CAMPANHA BIGUAÇU VALE A PENA É PRORROGADA ATÉ QUARTA-FEIRA

“PRECISAMOS DA POPULAÇÃO PARA COIBIR OS RACHAS” DIZ PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MOTOCICLISTAS DE SANTA CATARINA

"PRECISAMOS DA POPULAÇÃO PARA COIBIR OS RACHAS" DIZ PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MOTOCICLISTAS DE SANTA CATARINA - Guto Kuerten / Agencia RBS

PRESOS ÚLTIMOS SUSPEITOS DE ASSASSINAR DOIS IDOSOS EM BIGUAÇU

PRESOS ÚLTIMOS SUSPEITOS DE ASSASSINAR DOIS IDOSOS EM BIGUAÇU

FRIO CONTINUARÁ EM SANTA CATARINA ATÉ A PRÓXIMA SEMANA, ALERTA METEOROLOGIA

FRIO CONTINUARÁ EM SANTA CATARINA ATÉ A PRÓXIMA SEMANA, ALERTA METEOROLOGIA - Vani Boza / Agencia RBS

BANDIDOS ASSALTAM RESIDÊNCIA E ESPANCAM O DONO

BANDIDOS ASSALTAM RESIDÊNCIA E ESPANCAM O DONO

FRENTE FRIA PERDE FORÇA AO CHEGAR EM SC, MAS NÃO É DESCARTADO RISCO DE TEMPORAIS

FRENTE FRIA PERDE FORÇA AO CHEGAR EM SC, MAS NÃO É DESCARTADO RISCO DE TEMPORAIS

COLÉGIO SUPER INCENTIVO RECEBE ESCRITOR RENOMADO

COLÉGIO SUPER INCENTIVO RECEBE ESCRITOR RENOMADO

GRIPE A AMEAÇA BIGUAÇU

GRIPE A AMEAÇA BIGUAÇU

PREFEITOS QUEREM IMPLANTAR TRANSPORTE MARÍTIMO

PREFEITOS QUEREM IMPLANTAR TRANSPORTE MARÍTIMO

GREVE NO TRANSPORTE COLETIVO AGRAVA CONGESTIONAMENTOS EM RODOVIAS DE FLORIANÓPOLIS

GREVE NO TRANSPORTE COLETIVO AGRAVA CONGESTIONAMENTOS EM RODOVIAS DE FLORIANÓPOLIS - Charles Guerra / Agência RBS

Com a greve no transporte coletivo, os congestionamentos se agravaram nesta manhã na Grande Florianópolis, especialmente entre o Continente e a Ilha. O trecho da Via Expressa (BR-282) normalmente já registra fila. Com o maior volume de carros, motoristas tiveram de ter paciência. A lentidão tomou conta desde o trecho próximo da BR-101 até a cabeceira da ponte.

— Está bem além do normal. Com a greve dos ônibus, o pessoal usa mais motos e carros. Para se ter uma ideia, às 6h20min já tinha fila na Via Expressa desde o começo da rodovia, próximo da BR-101 — explicou o policial rodoviário Wolff.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da via expressa, a BR-101 também teve congestionamento. As filas foram registradas nos dois sentidos. A lentidão afetou trechos de Palhoça e de Biguaçu, ambos na direção de São José.

Na Ilha, vias como a Beira-Mar e a SC-401 também registraram lentidão maior na comparação com dias sem greve no transporte coletivo.

Próximo ao terminal da Lagoa da Conceição, a fila em direção a região central da cidade estava maior do que o registrado normalmente. A lentidão no tráfego exigiu ainda mais paciência de quem precisava chegar ao Centro.

Leia mais em diariocatarinense.clicrbs.com.br

FALTA DE VANS IRRITA PASSAGEIROS DURANTE A GREVE DE ÔNIBUS EM FLORIANÓPOLIS

FALTA DE VANS IRRITA PASSAGEIROS DURANTE A GREVE DE ÔNIBUS EM FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

ALAGAMENTO NA CABECEIRA DE PONTE CAUSA FILAS E ACIDENTES EM FLORIANÓPOLIS

ALAGAMENTO NA CABECEIRA DE PONTE CAUSA FILAS E ACIDENTES EM FLORIANÓPOLIS

PREFEITURA QUER MAIS SEGURANÇA PARA BIGUAÇU

PREFEITURA QUER MAIS SEGURANÇA PARA BIGUAÇU

GENTE DE FORA PREJUDICA ATENDIMENTO NA UPA DE BIGUAÇU

GENTE DE FORA PREJUDICA ATENDIMENTO NA UPA DE BIGUAÇU

HOSPITAL DE BIGUAÇU FICARÁ PRONTO ATÉ DEZEMBRO

HOSPITAL DE BIGUAÇU FICARÁ PRONTO ATÉ DEZEMBRO

PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE MOTORISTAS E COBRADORES DECIDE POR GREVE NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE MOTORISTAS E COBRADORES DECIDE POR GREVE NA GRANDE FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC NÃO EXISTIRÁ MAIS

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC NÃO EXISTIRÁ MAIS

ONDAS CHEGAM A 2,5 METROS NA PRAIA DA JOAQUINA, EM FLORIANÓPOLIS

ONDAS CHEGAM A 2,5 METROS NA PRAIA DA JOAQUINA, EM FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

PEDRO LEONARDO ESTÁ LÚCIDO E SORRI AO SABER QUE FILHA COMEÇOU A ANDAR

PEDRO LEONARDO ESTÁ LÚCIDO E SORRI AO SABER QUE FILHA COMEÇOU A ANDAR - Felipe Sampaio Quintanilha / Agência Globo

DESRESPEITO: A CATINGA VOLTOU NA ESTIVA

DESRESPEITO: A CATINGA VOLTOU NA ESTIVA

DILMA RECEBERÁ R$ 20 MIL POR TORTURA NA DITADURA E DIZ QUE DOARÁ VALOR

DILMA RECEBERÁ R$ 20 MIL POR TORTURA NA DITADURA E DIZ QUE DOARÁ VALOR - Roberto StuckertFilho / Presidência

VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROMOVE PALESTRAS

VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROMOVE PALESTRAS

POLÍCIA ANALISA IMAGENS DE CÂMERAS PARA TENTAR IDENTIFICAR LADRÕES QUE EXPLODIRAM CAIXA ELETRÔNICO EM ORLEANS

POLÍCIA ANALISA IMAGENS DE CÂMERAS PARA TENTAR IDENTIFICAR LADRÕES QUE EXPLODIRAM CAIXA ELETRÔNICO EM ORLEANS - Maurício Vieira / Agencia RBS

BIGUAÇU RECEBE RECURSOS PARA EDUCAÇÃO DA PRESIDENTA DILMA

BIGUAÇU RECEBE RECURSOS PARA EDUCAÇÃO DA PRESIDENTA DILMA

SEMANA COMEÇA GELADA COM TEMPERATURA DE -4,4°C EM URUPEMA, NA SERRA DE SC

SEMANA COMEÇA GELADA COM TEMPERATURA DE -4,4°C EM URUPEMA, NA SERRA DE SC - Pablo Gomes / Agencia RBS

NO ÚLTIMO DIA DE VIDA, MENINA DE NOVE ANOS ASSASSINADA EM FLORIANÓPOLIS PRESENTEOU A MÃE

NO ÚLTIMO DIA DE VIDA, MENINA DE NOVE ANOS ASSASSINADA EM FLORIANÓPOLIS PRESENTEOU A MÃE - Guto Kuerten / Agencia RBS

PROGRAMAÇÃO XVI BIGFEST

PROGRAMAÇÃO XVI BIGFEST

FRENTE FRIA PROVOCA MUDANÇAS A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA EM SANTA CATARINA

FRENTE FRIA PROVOCA MUDANÇAS A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA EM SANTA CATARINA

COMERCIANTES PEDEM O FIM DOS MENDIGOS NA PRAÇA DE BIGUAÇU

COMERCIANTES PEDEM O FIM DOS MENDIGOS NA PRAÇA DE BIGUAÇU

EQUIPE DE REPORTAGEM DA RBS TV SOFRE ACIDENTE NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS

EQUIPE DE REPORTAGEM DA RBS TV SOFRE ACIDENTE NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS - Divulgação / Divulgação

TUDO PRONTO PARA A XVI BIGFEST

TUDO PRONTO PARA A XVI BIGFEST

ÀS ESCONDIDAS, GOVERNO DO ESTADO QUER INSTALAR O “SÃO LUCAS” EM BIGUAÇU

Às escondidas, governo do Estado quer instalar o "São Lucas" em Biguaçu

ELEITORES ENFRENTAM LONGAS FILAS NO ÚLTIMO DIA PARA REGULARIZAR TÍTULO EM FLORIANÓPOLIS

ELEITORES ENFRENTAM LONGAS FILAS NO ÚLTIMO DIA PARA REGULARIZAR TÍTULO EM FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

ALEGRIA TOMA CONTA DA PRAÇA CIDADÃ

ALEGRIA TOMA CONTA DA PRAÇA CIDADÃ

LESÕES NA RETA FINAL DO CATARINENSE MINAM O TRABALHO DE BRANCO

LESÕES NA RETA FINAL DO CATARINENSE MINAM O TRABALHO DE BRANCO - edu cavalcanti / Agencia RBS

DEFESA DE DIECKMANN VAI ENTRAR COM AÇÃO CASO FOTOS CONTINUEM NO GOOGLE

DEFESA DE DIECKMANN VAI ENTRAR COM AÇÃO CASO FOTOS CONTINUEM NO GOOGLE

APÓS QUASE SEIS ANOS DE RESTAURAÇÃO, PAINEL EMBELEZA CATEDRAL METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS

APÓS QUASE SEIS ANOS DE RESTAURAÇÃO, PAINEL EMBELEZA CATEDRAL METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS - Jessé Giotti / Agencia RBS

A_A É HEXACAMPEÃ DA GINCANA

A_A É HEXACAMPEÃ DA GINCANA

BIGUAÇU 179 ANOS: COMEMORAÇÕES INICIAM HOJE

BIGUAÇU 179 ANOS: COMEMORAÇÕES INICIAM HOJE

CORPO DE TINOCO É VELADO EM CEMITÉRIO DA ZONA LESTE DE SP

CORPO DE TINOCO É VELADO EM CEMITÉRIO DA ZONA LESTE DE SP - Paulo Toledo Piza

SAIBA ONDE ACOMPANHAR A SUPERLUA NA NOITE DESTE SÁBADO EM SANTA CATARINA

SAIBA ONDE ACOMPANHAR A SUPERLUA NA NOITE DESTE SÁBADO EM SANTA CATARINA - Reprodução youtube.com

EM MENOS DE SETE HORAS, DOIS CAIXAS ELETRÔNICOS SÃO ARROMBADOS EM FLORIANÓPOLIS

EM MENOS DE SETE HORAS, DOIS CAIXAS ELETRÔNICOS SÃO ARROMBADOS EM FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

BIGUAÇU GANHA SALA DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA

BIGUAÇU GANHA SALA DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA

MONTANHISTA RADICAL DESAFIA PENHASCO DE 150 METROS SEM QUALQUER CORDA

MONTANHISTA RADICAL DESAFIA PENHASCO DE 150 METROS SEM QUALQUER CORDA

CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL, URUPEMA TEM TEMPERATURA NEGATIVA E GEADA FRACA EM SC

CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL, URUPEMA TEM TEMPERATURA NEGATIVA E GEADA FRACA EM SC - PABLO GOMES / Agencia RBS

CANTOR PEDRO TEM REAÇÃO MOTORA A ESTÍMULOS, DIZ BOLETIM MÉDICO

CANTOR PEDRO TEM REAÇÃO MOTORA A ESTÍMULOS, DIZ BOLETIM MÉDICO

“SE ELES TIVESSEM REVÓLVER, TERIAM ME MATADO”, RELATA COMENTARISTA DA RBS ESFAQUEADO EM TENTATIVA DE ASSALTO

"SE ELES TIVESSEM REVÓLVER, TERIAM ME MATADO"

REPRESENTES DA CLASSE ARTÍSTICA PROTESTAM EM FRENTE À CASA DO GOVERNADOR EM FLORIANÓPOLIS

REPRESENTES DA CLASSE ARTÍSTICA PROTESTAM EM FRENTE À CASA DO GOVERNADOR EM FLORIANÓPOLIS - Edu cavalcanti / Agencia RBS

BOLETIM DIZ QUE HOUVE EVOLUÇÃO DO QUADRO CLÍNICO E NEUROLÓGICO DE PEDRO

BOLETIM DIZ QUE HOUVE EVOLUÇÃO DO QUADRO CLÍNICO E NEUROLÓGICO DE PEDRO

PAUL MCCARTNEY DIZ “ATÉ A PRÓXIMA” E DEIXA FLORIPA COM 30 MIL FÃS SATISFEITOS

PAUL MCCARTNEY DIZ "ATÉ A PRÓXIMA" E DEIXA FLORIPA COM 30 MIL FÃS SATISFEITOS - Julio Cavalheiro / Agencia RBS

CASO DE ASSASSINATO COMEÇA A SER DESVENDADO

CASO DE ASSASSINATO COMEÇA A SER DESVENDADO

ORCA BRANCA ADULTA É VISTA ‘PELA PRIMEIRA VEZ’ NA NATUREZA

ORCA BRANCA ADULTA É VISTA 'PELA PRIMEIRA VEZ' NA NATUREZA - E Lazareva/Ferop/BBC

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA PRAÇA CIDADÃ E ATRAÇÕES DA BIGFEST

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA PRAÇA CIDADÃ E ATRAÇÕES DA BIGFEST

AVIÃO COM PELO MENOS 126 CAI NO PAQUISTÃO E NÃO HÁ SOBREVIVENTES

AVIÃO COM PELO MENOS 126 CAI NO PAQUISTÃO E NÃO HÁ SOBREVIVENTES - AFP

CARRO CAPOTA NA BEIRA-MAR NORTE, EM FLORIANÓPOLIS, NESTA SEXTA-FEIRA

CARRO CAPOTA NA BEIRA-MAR NORTE, EM FLORIANÓPOLIS, NESTA SEXTA-FEIRA - Alvarélio Kurossu / Agência RBS

A LUTA PELA CONCLUSÃO DO CEPON CONTINUA

A LUTA PELA CONCLUSÃO DO CEPON CONTINUA

BOMBEIROS RESGATAM TRABALHADOR QUE LEVOU CHOQUE EM CONSTRUÇÃO EM MS

BOMBEIROS RESGATAM TRABALHADOR QUE LEVOU CHOQUE EM CONSTRUÇÃO EM MS - Tatiane Queiroz/ G1 MS

MACRODRENAGEM: OS PRIMEIROS PASSOS DA MAIOR OBRA JÁ REALIZADA EM BIGUAÇU

MACRODRENAGEM: OS PRIMEIROS PASSOS DA MAIOR OBRA JÁ REALIZADA EM BIGUAÇU

APÓS REUNIÃO COM O GOVERNO, AGRICULTORES E MST DESOCUPAM CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO, EM FLORIANÓPOLIS

APÓS REUNIÃO COM O GOVERNO, AGRICULTORES E MST DESOCUPAM CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO, EM FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

CIENTISTAS ENCONTRAM OVOS DE DINOSSAURO NA RÚSSIA

CIENTISTAS ENCONTRAM OVOS DE DINOSSAURO NA RÚSSIA - Reuters/Yelena Fitkulina

BIGUAÇU, FINALMENTE, TERÁ TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO

BIGUAÇU, FINALMENTE, TERÁ TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO

MENINA DE 2 ANOS SOBREVIVE CINCO DIAS COMENDO OVOS DE PÁSCOA APÓS MORTE DA MÃE

MENINA DE 2 ANOS SOBREVIVE CINCO DIAS COMENDO OVOS DE PÁSCOA APÓS MORTE DA MÃE

VÍDEO MOSTRA ACIDENTE A 200 KM/H QUE RESULTOU NA MORTE DE PILOTO NO RS

VÍDEO MOSTRA ACIDENTE A 200 KM/H QUE RESULTOU NA MORTE DE PILOTO NO RS - SporTV

VULCÃO ETNA VOLTA A ENTRAR EM ERUPÇÃO NA ITÁLIA

VULCÃO ETNA VOLTA A ENTRAR EM ERUPÇÃO NA ITÁLIA - Salvatore Allegra

GUARDA DE TRÂNSITO PERCORRE MAIS DE 1 KM PENDURADO EM LIMPADOR DE PARABRISA PARA NÃO DEIXAR MOTORISTA ESCAPAR.

GUARDA DE TRÂNSITO PERCORRE MAIS DE 1 KM PENDURADO EM LIMPADOR DE PARABRISA PARA NÃO DEIXAR MOTORISTA ESCAPAR.

COMBATE A BORRACHUDOS AVANÇA PARA A ZONA RURAL

COMBATE A BORRACHUDOS AVANÇA PARA A ZONA RURAL

A DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E DA CIVILIZAÇÃO

A DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E DA CIVILIZAÇÃO

AMBULÂNCIA DERRAPA NA PISTA E CAPOTA NA RODOVIA BR-101, EM BIGUAÇU

AMBULÂNCIA DERRAPA NA PISTA E CAPOTA NA RODOVIA BR-101, EM BIGUAÇU

ENQUETE SOBRE A GINCANA DE BIGUAÇU

ENQUETE SOBRE A GINCANA DE BIGUAÇU

CASAL DE IDOSOS É MORTO DURANTE ASSALTO EM BIGUAÇU, NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

CASAL DE IDOSOS É MORTO DURANTE ASSALTO EM BIGUAÇU, NA GRANDE FLORIANÓPOLIS - Guto Kuerten / Agencia RBS

PROCURA-SE

PROCURA-SE

APROVADO O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL

APROVADO O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL

O “CARTÃO CIDADÃO” COMO FORMA DE LIDAR COM A MIGRAÇÃO

O "CARTÃO CIDADÃO" COMO FORMA DE LIDAR COM A MIGRAÇÃO

MAIS DOIS BAIRROS DE BIGUAÇU GANHAM ACADEMIAS AO AR LIVRE

MAIS DOIS BAIRROS DE BIGUAÇU GANHAM ACADEMIAS AO AR LIVRE

TODO CUIDADO É POUCO E NECESSÁRIO!

TODO CUIDADO É POUCO E NECESSÁRIO!

Os 5 arrependimentos mais comuns no leito de morte

JUSTIÇA AMEAÇA PRENDER FARRISTAS EM GOV. CELSO RAMOS

Pela lei, quem pratica Farra do Boi está sujeito a 3 meses ou 1 ano de prisão

Farra do Boi é tema de “O Promotor Responde”

DEIC FECHA DESMANCHE DE CARROS EM BIGUAÇU

Frente do Ford Fiesta já estava desmontada - Divulgação/ND

VAN DA APAE SOFRE ACIDENTE EM BIGUAÇU

Van da Apae bateu no poste após ter colidido com caminhão - Fernando Mendes/ND

MUDANÇA DE TEMPO PARA O FERIADO DE SEXTA-FEIRA SANTA EM SANTA CATARINA

Tempo deve mudar na tarde de quinta-feira, mas melhora já no sábado - Rosane Lima/Arquivo/ND

Quinta-feira tem previsão de chuvas e temporais, inclusive com ocorrência de granizo no Estado

BIGUAÇU ENTREGUE AOS ASSALTOS: JÁ NÃO É TEMPO DE UMA “FORÇA TAREFA”?

BIG FEST CONFIRMADA PARA ESTE ANO

Público sempre presente nas edições passadas da Big Fest

Depois de algumas discussões, é certa a realização do evento nas Festividades do aniversário de Biguaçu

PROJETO QUER AUMENTAR EMPREGO E RENDA EM BIGUAÇU

Reunião foi realizada no CITe

A proposta é fundamental para oportunizar a geração de postos de trabalhos mais qualificados

MELHORANDO AS FUNÇÕES DO CÉREBRO COM A NUTRIÇÃO

Nutrição em foco Caroline de F. Skowronski Kirch

PARENTES CONDENAM POLICIAL ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

Arlindo Neis nega ter feito “carícias” íntimas em três crianças e uma jovem com necessidades especiais

Arlindo Neis: acusaçõe

Estrada de Sorocaba será asfaltada em tempo recorde

O Prefeito Municipal de Biguaçu, José Castelo Deschamps, acompanhado do Secretário de Obras e Infraestrutura, José Valdemar da Silveira, vistoriou na tarde desta terça-feira, 27/03/2012, o andamento da pavimentação asfáltica e drenagem pluvial de um trecho com 2,8 km da Rodovia Prefeito João Brasil de Azevedo, estrada Geral de Sorocaba.

Segundo o Secretário, “as obras estão em fase bem adiantadas. “Ainda nesta semana a empresa Sulcatarinense começará a executar o asfaltamento da via, que já se encontra com a imprimação asfáltica pronta na maior parte do trecho”.

Já o Prefeito Castelo afirmou que esta pavimentação asfáltica será concluída bem antes do prazo previsto. “Concluiremos esta obra em tempo recorde. O prazo estimado era de 180 dias, mas a finalizaremos em menos de 90 dias. Sabemos da importância desta rodovia para a população e estamos trabalhando muito para oferecer aos moradores do interior do município uma maior qualidade de vida”.

Moradores satisfeitos

Terezinha dos Passos Boaventura, acompanhada do seu neto Vitor, disse que o Prefeito Castelo prometeu e cumpriu. “Meu neto é alérgico a poeira, era até difícil para ele passar as férias aqui. Se chovia era lama, se tinha sol era poeira. Essa obra vai ser muito boa para nós, tenho certeza”.

Os moradores Heleodoro J. Onofre, José Lino Boaventura e Crispim João da Silva, afirmaram que promessas eram muitas, mas sempre faltou dinheiro para cumpri-las. Comíamos pó em dias de sol e era difícil conseguir sair de casa em dias de chuva. “Só temos a agradecer e elogiar esta obra que será um marco para nós”.

Os irmãos Valdécio Lira e Luiz Vanderlei Lira que moraram na localidade da Fazenda de Fora durante 16 anos e agora moram em Sorocaba, elogiaram o Prefeito Castelo por cumprir sua promessa. “A estrada é cheia de buracos e lama. Temos que passar por aqui diariamente pra chegarmos a nossas casas e tudo asfaltado vai ajudar muito. Parabéns Prefeito, vai ficar muito bom para nós agora”.

Gabriel Pedro Nau, morador da localidade desde criança, afirmou que esta obra era esperada há anos. “Esperávamos por esta obra há muitos anos, vai melhorar muito. É um recomeço para a região”.

Fonte:https://www.bigua.sc.gov.br/blog/estrada-de-sorocaba-sera-asfaltada-em-tempo-recorde/

Técnico Mano Menezes é multado em blitz da Lei Seca

Mano Menezes

Cidade de Santa Catarina tem madrugada com temperatura negativa

Município de Urubici, no planalto sul catarinense, registrou -1,1ºC. Condições são favoráveis para formação de geada no Rio Grande do Sul

Frio nesta manhã na cidade serrana catarinense de Alfredo Wagner - AE

Banda Primavera nos Dentes de volta à ativa após 12 anos

APAGUE AS LUZES EM 31/03/2012

Apague a luz você também!

FÃS JÁ ESTÃO ACAMPADOS NA RESSACADA PARA A ABERTURA DA BILHETERIA PARA O SHOW DE PAUL MCCARTNEY

Da esquerda para a direita, Maria Adélia Kuerten, Sirley Massaud, Caroline e Marcela Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Policial Militar é suspeito de estupro na Grande Florianópolis

HOMEM CHAMA POLÍCIA PORQUE MULHER NÃO O DEIXAVA ACESSAR O FACEBOOK

Doyle Hardwick (Foto: Divulgação)

 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA É COMEMORADO EM BIGUAÇU

Prefeito Castelo destaca obras que ajudam a preservar o Meio Ambiente em Biguaçu

A partir do mês de Abril será implantado no município o Programa Protetor Ambiental

AUMENTA PROCURA PELA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE BIGUAÇU

BIG FEST

CACIQUE HYRAL: REPRESENTANTE DAS MINORIAS

O pré candidato a vereador, Cacique Hyral, e a vereadora Salete Cardoso

MORADORES DO VENDAVAL MANIFESTAM POR MELHORIAS NA SEGURANÇA PÚBLICA

AUTORIDADES FAZEM PRESSÃO PARA QUE O ANEL VIÁRIO SAIA LOGO DO PAPEL

Representantes ressaltam a importância da obra para os seus município.

 

Setores privado e público cobram início da obra do contorno

 

Participaram da reunião, representantes dos municípios da Grande Florianópolis

 

Balanço da Semana da Mulher: Mais de 500 mulheres realizaram exames

CASTELO RESPONDE AOS ATAQUES CONTRA A MACRODRENAGEM

Prefeito Castelo

UPA DE BIGUAÇU SÓ ATENDERÁ PACIENTES DE OUTROS MUNICÍPIOS EM CASOS DE EMERGÊNCIA

UPA - Biguaçu

ANTT confrma: Autopista Litoral Sul vai ter que obedecer projeto original

Ovelha assume derrota e afirma: “FIZEMOS UMA PARTIDA HORRÍVEL”

Técnico do Avaí agora que focar no jogo de domingo, contra o Metropolitano

E depois da folia…

 Agora então, podemos dizer que o ano realmente começou.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA NESTE DOMINGO E RELÓGIOS DEVEM SER ATRASADOS UMA HORA

Economia chegou a R$ 103 milhões em SC, segundo a Celesc

“Casan está um absurdo em Biguaçu”, afirmam vereadores – JBFoco

Câmara levanta discussão sobre atuação
da Casan no município