Museu Etnográfico – Casa dos Açores

Museu

O sobrado foi construído na primeira metade do século XIX, pelo fazendeiro e senhor de escravos João Ramalho da Silva Pereira, possuindo uma chácara com 154.704 m². A chácara conta com diversas espécies botânicas da Mata Atlântica, todas devidamente catalogadas.  Já abrigou o Posto da Administração Provincial e desde 1979 é neste local que funciona a Casa dos Açores – Museu Etnográfico, restaurado em 2004 pelo Governo Estadual.

O Museu é dedicado à pesquisa, desenvolvimento e preservação da cultura de base açoriana em Santa Catarina, sendo uma instituição da Fundação Catarinense de Cultura. Possui uma biblioteca especializada, com 400 livros doados pelo Governo dos Açores, além de documentos históricos. Parte do acervo também foi doada pelo Governo dos Açores, tais como artesanato e trajes folclóricos daquele arquipélago. Outros objetos e mobiliário de época foram doados pelos antigos proprietários do sobrado, a família Madeira Reis.

Há exposição permanente de obras de artes sacras, peças que foram utilizadas na caça à baleia, réplicas em miniatura de engenhos de farinha e de cana-de-açúcar do Município e exposições temporárias. Atualmente, estão em exposição peças de crivo e renda de bilro. No local, há venda de artesanatos e livros de autores catarinenses, além de visitação de turistas e escolas monitorada por guia.

O atrativo, edificado com traços arquitetônicos de influência luso-brasileira, faz parte do Conjunto Luso-Açoriano, formado pela Igreja de São Miguel Arcanjo e cemitério; Sobrado (Casa dos Açores – Museu Etnográfico), incluindo chácara, carioca, cacimba e fonte de escravos e Aqueduto, composto pela Cachoeira de São Miguel e oficina lítica.

Tombado pelo serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 14 de novembro de 1969. (sob o nº. 46, em 14 de novembro de 1969, através do processo nº. 810-T-68).

Seu acesso é pela Rodovia BR 101 km 189, s/n – Balneário de São Miguel, ficando a 7 km do centro de Biguaçu. Aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 18h e, sábado e domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Maiores informações no telefone (48) 3243-4166 e site www.casadosacores.sc.gov.br.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments