PACTO DA MATA CILIAR SERÁ APRESENTADO NO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

PACTO DA MATA CILIAR SERÁ APRESENTADO NO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

 

O programa Pacto da Mata Ciliar do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas foi selecionado como uma experiência a ser exposta no 8º Fórum Mundial da Água, que vai acontecer de 18 a 23 de março, em Brasília.

 

O programa está entre os 60 contemplados em nível internacional e vai compor o “Mercado de Soluções”, na Vila Cidadã, um espaço de educação e entretenimento, gratuito e aberto ao público. O objetivo da organização é que nesse ambiente as pessoas possam ampliar a consciência e a participação social para assuntos relacionados à água e promover soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam no cotidiano.

 

Pacto da Mata Ciliar

O Programa Pacto da Mata Ciliar busca articular instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras para integrar seus esforços e recursos para restauração das matas ciliares nos 14 municípios que compõem as Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas.

 

Desde 2011 são realizadas ações educativas e de mobilização, cadastro dos interessados em restaurar e financiar a restauração das matas ciliares, diagnóstico ambiental das áreas, implantação de projetos de recuperação, além de manutenção e monitoramento dessas áreas. Até o momento 79 propriedades já foram cadastradas e estão em processo de restauração ambiental, totalizando cerca de 20 hectares de terra e mais de 10 mil mudas nativas plantadas.

 

A ação já recebeu reconhecimentos como a Certificação no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil (2015 e 2017), também foi incluída na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO (2016) e a entidade proponente Associação Caminho das Águas do Tijucas – ACAT recebeu Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (2016).

 

Fórum Mundial

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema. É organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e pela primeira vez um país do hemisfério sul vai sediar o evento. Para essa edição estão programadas mais de 200 sessões e debates sobre água e gestão de recursos hídricos, além de exposição e feira. São esperadas cerca de 45 mil pessoas de mais de 150 países.

 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO CAMINHO DAS ÁGUAS DO TIJUCAS – ACAT

Entidade Executiva Comitês Camboriú, Cubatão e Tijucas Biguaçu

Avenida Hercílio Luz, 400, Centro, Tijucas, SC, CEP:88.200-000

(48) 3263-6563

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments